O que gestão financeira tem a ver com escalabilidade do negócio?

O Que Gestão Financeira Tem A Ver Com Escalabilidade Do Negócio? - R.Monteiro

Uma das formas de perceber o sucesso de um empreendimento é observar se sua capacidade produtiva pode crescer sem prejudicar as outras áreas de atuação. Isso tem a ver com a escalabilidade do negócio. Contudo, essa escalabilidade não está restrita somente ao setor produtivo da empresa, ela tem uma relação profunda com a gestão financeira. Neste artigo, iremos abordar a relação desses dois aspectos e compreender como um olhar estratégico para a gerência das finanças pode ser crucial para garantir a expansão saudável do seu negócio. 

  • O que é escalabilidade do negócio? 
  • Quais as vantagens de garantir a escalabilidade do negócio? 
  • Como a gestão financeira influencia a escalabilidade do negócio? 
  • Como tornar a gestão financeira uma parceira na escalabilidade do negócio? 

O que é escalabilidade do negócio? 

Garantir o crescimento saudável de um empreendimento é entender que ele tem a plena capacidade de atender às novas demandas produtivas sem apresentar problemas de execução ou prazo. E isso é justamente a escalabilidade do negócio

A empresa conta com a matéria-prima o suficiente, mão de obra competente para a produção, setor administrativo preparado, recursos humanos alinhados, toda parte de comunicação e marketing pronta para se desenvolver, possui as tecnologias e programas necessários para se organizar e conta com uma estrutura financeira compatível com a nova realidade? Se a resposta for sim para todos os itens significa que a empresa está pronta para escalar de maneira consciente. 

Quais as vantagens de garantir a escalabilidade do negócio? 

Garantir a escalabilidade do negócio é assegurar que a expansão empresarial não vai significar uma crise na produção, ou clientes insatisfeitos, ou falta de mão de obra. Pense na seguinte situação: sua empresa consegue encomendas em outro estado. Toda a produção acontece com tranquilidade, os produtos ficam prontos dentro do prazo e novos pedidos começam a chegar.

 Porém, a empresa não conta com uma frota qualificada para fazer as entregas. As encomendas chegam fora do prazo e alguns produtos acabam sendo danificados no meio do caminho. A situação gera uma crise com os novos clientes, que cancelam qualquer novo pedido. Tudo isso porque a logística para a entrega da produção não estava preparada para a realidade que se instalava. Esse cenário mostra um empreendimento que não conta com escalabilidade do negócio. 

Promover um crescimento saudável e alinhado entre todas as áreas da empresa evita prejuízos jurídicos, de imagem e, por consequência, financeiros. Quando cada setor se estrutura para expandir as atividades do empreendimento, a chance de acontecer imprevistos e problemas é muito menor. 

Como a gestão financeira influencia a escalabilidade do negócio? 

Já explicamos como todas as áreas de uma empresa tem a ver com a escalabilidade do negócio. Todavia, um dos setores que mais merece destaque é aquele responsável por fazer a gestão financeira. 

É essa parte da empresa que fica responsável por cuidar das obrigações fiscais e contábeis do empreendimento. Um negócio que está em fase de crescimento precisa estar pronto para atualizar seu regime tributário e, assim, evitar multas e sanções. 

Além disso,  essa é a área que possui uma visão do uso dos recursos da empresa. Por isso, seus responsáveis podem indicar os setores que podem ser otimizados, as estruturas que podem ser reformuladas e o que precisa de mais ou menos investimento. Para tanto, é preciso que a gestão financeira tenha uma visão estratégica de todo o fluxo de informação do empreendimento. Dessa forma, é possível preparar a escalabilidade do negócio. 

Como tornar a gestão financeira uma parceira na escalabilidade do negócio? 

Um bom gestor é aquele que entende o peso e a importância de cada área dentro da empresa. A gestão financeira exige experiência, conhecimento profundo sobre a realidade do empreendimento e uma visão apontada para o futuro da organização. Por isso, uma solução estratégica para conquistar a escalabilidade do negócio é terceirizar a gerência das finanças. 

A RMonteiro é um escritório de contabilidade especializado em BPO financeiro. Isso significa que você contrata os nossos serviços, conta com a nossa equipe para gerenciar o setor financeiro do seu empreendimento e, com isso, se prepara para garantir a escalabilidade do negócio. 

Acesse nosso site e conheça nossas soluções. Queremos colaborar para que sua empresa cresça e se desenvolva cada vez mais. 

Classifique nosso post [type]

Deixe um comentário

Últimos posts:

Categorias
Arquivos
Recomendado só para você
O que é a Nota Fiscal Eletrônica? Como emitir uma…
Cresta Posts Box by CP