Como emitir Nota Fiscal Eletrônica?

Como Emitir Nota Fiscal Eletrônica? - R.Monteiro

O que é a Nota Fiscal Eletrônica? Como emitir uma nota fiscal eletrônica? Porque é importante manter as notas fiscais eletrônicas organizadas? Nota fiscal eletrônica é segura? Se você já fez alguma dessas perguntas, este artigo é para você. Organizamos um guia geral sobre nota fiscal eletrônica para tirar todas as suas dúvidas. Acompanhe a leitura até o final! 

  • O que é Nota Fiscal Eletrônica? 
  • Por que é preciso emitir Nota Fiscal Eletrônica? 
  • Como emitir Nota Fiscal Eletrônica 
  • Como manter a emissão de notas fiscais organizada? 

O que é Nota Fiscal Eletrônica? 

Esqueça aquele bloco de notas vendido nas papelarias que vinha com uma série de notas fiscais. Esse método de registro é ultrapassado e pode envolver uma série de riscos para o seu negócio: as notas podem se perder e os arquivos podem ficar constantemente bagunçados. 

A Nota Fiscal Eletrônica nada mais é que um documento que possui validade jurídica e que registra uma venda. Ela é um importante registro para que o setor fiscal do governo possa recolher os impostos previstos sobre aquela operação. 

Além disso, para quem emite a nota, ela é um importante controle de entrada e saída de capital. Também é um documento que resguarda a empresa emissora durante eventuais auditorias ou fiscalizações. Para quem recebe a nota fiscal eletrônica, o documento funciona como uma garantia da compra, um meio de buscar troca, ou mesmo, a devolução da mercadoria. 

Portanto, a Nota Fiscal Eletrônica é documento de suma importância que organiza e regulariza a relação entre comprador, vendedor e fisco. 

Por que é preciso emitir Nota Fiscal Eletrônica? 

A emissão da Nota Fiscal Eletrônica é um importante registro das transações comerciais de um negócio. A não emissão desse documento pode causar diversos problemas fiscais. Inclusive, a empresa que tem problemas com a Nota Fiscal Eletrônica pode ser acusada de sonegação fiscal. 

Como emitir Nota Fiscal Eletrônica?

Para emitir sua Nota Fiscal Eletrônica é importante compreender que existem diferentes tipos de notas. Podemos destacar: 

> Nota Fiscal eletrônica (NF-e) 

A Nota Fiscal eletrônica (NF-e) é a versão digital da nota fiscal comum. Basicamente, esse documento é destinado ao comércio e às empresas. A emissão da NF-e é obrigatória em qualquer venda de produtos que precisam pagar ICMS, mesmo os digitais. 

> Nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e) 

Como o próprio nome sugere, esse documento fiscal é emitido por prestadores de serviço. Ela nasceu para substituir a declaração de serviço e está relacionada com a cobrança do ISS. 

> Conhecimento de transporte eletrônico (CT-e)

Essa nota fiscal é emitida para registrar operações de transporte rodoviário de carga. 

> Nota Fiscal do consumidor eletrônica (NFC-e) 

Essa nota é emitida para registrar a venda direta ao consumidor final. 

Depois de entender qual tipo de nota fiscal eletrônica a sua empresa precisa emitir é preciso seguir um passo a passo: 

  1. Adquirir um certificado digital – esse certificado digital é primordial para a sua empresa assegurar as operações que faz online. Esse documento é obtido através de uma Autoridade Certificadora que seja autorizada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP).  Os modelos mais usados são os tipos A1 ou A3, mas vale sempre conferir com a Autoridade Certificadora e com o programa usado para emitir notas qual é o modelo aceito. 
  2. Credenciar sua empresa na Secretaria Estadual ou Municipal de Fazenda ou Finanças. A nota fiscal eletrônica de produto ou a voltada para o consumidor exigem cadastro na Secretaria Estadual de Fazenda. Já a nota fiscal eletrônica correspondente à prestação de serviço precisa ser autorizada pela Secretaria Municipal de Fazenda.

Como manter a emissão de notas fiscais organizada? 

Para manter toda a contabilidade da sua empresa em dia e, dessa forma, conseguir que a emissão de nota fiscal eletrônica também permaneça organizada, contrate o time de especialistas da RMonteiro. Além de contar com o nosso suporte para otimizar as finanças do seu negócio, você também pode adquirir sua certificação digital com a gente. Acesse nosso site e converse com o nosso atendimento. 

Classifique nosso post [type]

Deixe um comentário

Últimos posts:

Categorias
Arquivos
Recomendado só para você
A importância do capital de giro em momentos de crise…
Cresta Posts Box by CP