Capital de giro: o que é, para que serve?

Capital De Giro: O Que é, Para Que Serve? - R.Monteiro

A saúde financeira de uma empresa é prioridade para todo administrador. Garantir que todas as contas estão em dia, que a margem de lucro está boa e que a produtividade segue em crescimento são alguns dos aspectos que tornam uma empresa está em um bom estado de funcionamento. Contudo, há um importante elemento envolvido no bem-estar econômico do negócio: o capital de giro. Neste artigo vamos apresentar um verdadeiro guia sobre todos os aspectos relacionados ao capital de giro: o que é, qual a importância para a empresa e como organizar um. 

  • O que é capital de giro? 
  • Por que é importante ter capital de giro? 
  • Como organizar o capital de giro? 

O que é capital de giro

Capital de giro é tudo o que garante que a empresa continue funcionando. Isso significa que ele representa o dinheiro da empresa, o crédito, os estoques, a produção e tudo o que pode bancar a liquidez do empreendimento. 

Verifique tudo o que tem em caixa, agora subtraia a soma de todas as despesas que a empresa tem, o resultado é o que chamamos de capital de giro. É ele quem vai determinar os rumos do crescimento de uma empresa, pois será usado para a compra de equipamentos, manutenção do estoque, decisão para novos investimentos e a preservação do orçamento do negócio. 

Existem diferentes tipos de capital de giro, são eles: 

Capital de giro líquido: são os recursos financeiros da empresa, excluindo itens como bens e imóveis. 

Capital de giro próprio: aponta para recursos disponíveis para a empresa que não envolvem empréstimos. 

Capital de giro neutro: esse tipo de capital de giro indica que os recursos disponíveis possuem o mesmo valor que os débitos. Nessa fase é muito importante buscar novos meios de tornar o capital de giro positivo. 

Capital de giro negativo: os recursos disponíveis não são suficientes para quitar as operações da empresa. Aqui o alerta é máximo e o empreendimento precisa gerar mais receita. 

Por que é importante ter capital de giro? 

Como destacamos no tópico anterior, o capital de giro é crucial para a saúde da empresa. É observando o capital de giro que podemos responder a uma questão fundamental no universo dos negócios: “esse empreendimento consegue ou não quitar suas dívidas e faturas a curto prazo?”

Ou seja, é primordial contar com um saldo positivo e garantir que a empresa continue assim. Com um bom capital de giro é possível conseguir condições melhores de venda, por exemplo, pois sua empresa pode oferecer financiamento aos clientes, em vendas a prazo. 

Assim como é possível manter a boa relação com fornecedores, deixando as contas em dia e pagando as compras de matéria-prima e demais itens. 

Vale lembrar que o capital de giro não é o único elemento que assegura a saúde financeira de uma empresa. É preciso olhar o montante disponível em investimentos, os financiamentos em aberto, além do valor em caixa.

Como organizar o capital de giro? 

Agora que já entendemos o que é capital de giro e qual a sua importância, é preciso entender como calcular seu valor. 

O primeiro passo para essa conta exige um excelente planejamento empresarial. É preciso conhecer profundamente cada aspecto financeiro do negócio e entender quanto custa para quitar as despesas mensais. 

Para saber quanto você precisa por mês, organize o seguinte cálculo: some as contas a receber e o valor disponível no estoque. Desse valor você irá subtrair as contas a pagar, as obrigações tributárias e demais despesas. O resultado é o valor mínimo necessário de capital e giro. 

Idealmente, você precisa deste valor vezes 6, para conseguir um semestre de tranquilidade. Contudo, vale lembrar que imprevistos acontecem e que a própria dinâmica financeira do seu negócio pode variar, com despesas ou margem de lucro aumentando em um mês e diminuindo no outro. 

Por isso, a dica é manter atenção ao capital de giro e as previsões orçamentárias sempre atualizadas. 

Para garantir a saúde financeira da sua empresa e, consequentemente, um bom capital de giro, conte com a expertise da RMonteiro. Oferecemos as melhores soluções em contabilidade para descomplicar as finanças do seu negócio. Acesse nosso site e converse com a nossa equipe de atendimento. 

Classifique nosso post [type]

Deixe um comentário

Últimos posts:

Categorias
Arquivos
Recomendado só para você
Uma das formas de perceber o sucesso de um empreendimento…
Cresta Posts Box by CP