Controle de estoque para pequenas empresas: entenda como enfrentar os desafios

Controle De Estoque Para Pequenas Empresas: Entenda Como Enfrentar Os Desafios - R.Monteiro

Um dos aspectos essenciais para o sucesso de um negócio de pequeno porte é o gerenciamento de entradas e saídas e a boa gestão econômica e financeira das compras de novas mercadorias. Contudo, muitas vezes, essa gestão não é priorizada e o empreendimento acaba passando por dificuldades. Por isso, organizamos este artigo para explorar quais os principais desafios do controle de estoque para pequenas empresas

Durante a leitura do texto você vai entender: 

  • O que é controle de estoque 
  • Importância do controle de estoque para pequenas empresas 
  • Como implementar o controle de estoque para pequenas empresas 
  • Como a contabilidade é importante para o controle de estoque para pequenas empresas 

O que é controle de estoque

Gerenciar as entradas e saídas de produto de um negócio, saber quando é preciso comprar algum item novo, entender qual o melhor momento para pedir mercadorias, prestar atenção nas datas de validade e garantir a segurança do armazenamento dos produtos: tudo isso faz parte do controle de estoque. 

O controle de estoque é a gestão de tudo o que entra e sai da empresa e precisa ser organizado com muita atenção e profissionalismo. Um bom controle de estoque vai trazer 

Importância do controle de estoque para pequenas empresas 

Se o controle de entradas e saídas de uma empresa já é uma iniciativa super importante para a saúde financeira e produtiva de um negócio, essa ação é ainda mais prioritária em um empreendimento menor.

Vale lembrar que a determinação do que é uma pequena empresa varia de acordo com o seu faturamento anual, receita bruta e número de colaboradores. De acordo com a Lei Complementar 123/2006, uma microempresa tem faturamento anual menor ou igual a R$390 mil, já uma empresa de pequeno porte conta com um faturamento anual menor ou igual a R$ 4,8 milhões e maior que R$ 360 mil. Quando o critério é receita operacional bruta os valores ficam iguais. 

Já para o SEBRAE e para o IBGE, o que determina o tamanho de uma empresa é o número de funcionários. Para isso, teríamos a seguinte divisão na indústria: 

Microempresa: até 19 colaboradores
Pequena empresa: de 20 a 99 colaboradores. 

No setor de comércio e serviços: 

Microempresa: até 9 colaboradores
Pequena empresa: de 10 a 49 colaboradores

Por isso, é importante considerar essas divisão estruturais ao planejar o controle de estoque para pequenas empresas. Esse tipo de ação vai evitar prejuízos e possibilitar a negociação de mercadorias com fornecedores. Ou seja, com um controle econômico mais eficaz e atento, o pequeno negócio conquista uma gestão melhor. 

Além disso, essa gestão mais eficiente garante que a empresa poderá promover promoções mais atrativas para os clientes e, dessa forma, vender mais e conseguir mais lucro. O controle de estoque para pequenas empresas têm tudo a ver com a gestão financeira do empreendimento 

Como implementar o controle de estoque para pequenas empresas 

O primeiro passo para organizar o controle de estoque para pequenas empresas é fazer um extenso levantamento sobre as mercadorias que ainda estão armazenadas. É preciso fazer um inventário para entender o que ainda pode ser comercializado, o que tem mais urgência de ser vendido, o que pode aguardar para entrar em promoção. 

Outro ponto muito importante é investir em tecnologia e procurar meios para automatizar o gerenciamento do controle de estoque para pequenas empresas. Algumas ferramentas vão tornar a localização de determinado produto muito mais prática e eficaz. 

O terceiro passo é treinar os colaboradores. Como já mencionamos, um dos critérios para determinar o tamanho de uma empresa é o número de colaboradores. Se sua equipe é bem pequena e você quer organizar o controle de estoque para pequenas empresas, vale treinar todas as pessoas mexem diretamente com a compra, venda e negociação de mercadorias com clientes e fornecedores. Dessa maneira, você garante que seu time estará devidamente alinhado com as estratégias para organizar o estoque e, assim, conseguir uma gestão econômica e financeira mais eficiente. 

Outra dica valiosa é otimizar o controle de estoque para pequenas empresas. Se algum produto está parado, é preciso promovê-lo e conseguir transformar aquele item em lucro para o negócio. Também vale pensar no volume de compras e entender quando é mais estratégico fazer os pedidos e quais as melhores condições de compra. 

Aqui temos algumas estratégias para fazer o controle de estoque para pequenas empresas: 

PEPS: A sigla quer dizer “primeiro a entrar, primeiro a sair” e define o controle do estoque a partir de uma ordem cronológica. Quem entrou primeiro deve sair primeiro. É muito útil para pensar no armazenamento de produtos perecíveis. 

UEPS: A tradução dessa sigla é “último a entrar, primeiro a sair” e obedece uma lógica diferente do PEPS. Nesse caso, a prioridade é dada para os produtos mais caros, mas também pode ser usada com itens perecíveis. Esta metodologia não pode ser mais utilizada para fins de custeio de estoque.

Estoque mínimo: É um estoque a mais, além da quantidade mínima. Esse tipo de estoque é útil quando há a necessidade de repor produtos quando as vendas aumentam.

Como a contabilidade é importante para o controle de estoque para pequenas empresas 

A contabilidade é estratégica no controle de estoque para pequenas empresas, uma vez que é o setor responsável por organizar o fluxo financeiro do negócio. Por esse motivo, a dica é contar com serviços contábeis que possam otimizar o gerenciamento financeiro do empreendimento. 

A RMonteiro oferece a possibilidade de você terceirizar a contabilidade da sua pequena empresa. Você passa a contar com a expertise da nossa equipe e pode se concentrar naquilo que realmente importa: a gestão estratégica do seu negócio. Acesse nosso site e veja como podemos otimizar seu setor financeiro. 

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