IPO: como uma empresa pode buscar investimentos em bolsa de valores?

Ipo: Como Uma Empresa Pode Buscar Investimentos Em Bolsa De Valores? - R.Monteiro

Procurar novas fontes de receita é um dos grandes desafios de uma empresa que quer continuar crescendo e se expandindo. Uma das possibilidades encontradas pelos empresários é abrir o capital do negócio, buscando investimentos em bolsas de valores. Neste artigo, vamos entender o que é IPO, como é possível colocar as ações de um empreendimento na bolsa e quais são os cuidados que o seu negócio deve tomar ao fazer esse tipo de movimento. 

O primeiro passo para buscar investimentos em bolsas de valores é organizar o IPO da sua empresa. Neste tópico vamos explicar o que essa sigla significa e como ela vai ajudar o seu negócio a se posicionar no mercado de ações. 

 IPO é a sigla em inglês para a expressão Initial Public Offering, que significa o processo de abertura do capital. No Brasil, esse processo é conhecido como oferta pública de ações ou oferta pública inicial. Portanto, fazer o IPO da sua empresa é emitir ações e começar o processo de negociação em bolsas de valores. 

É importante explicar que fazer o IPO da empresa não é um procedimento barato, nem simples. É preciso contratar advogados especializados, banco de investimentos, auditores, consultores, bolsa de valores, além da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), responsável por regularizar esse tipo de operação. 

Para buscar investimentos em bolsas de valores através da abertura do capital do empreendimento com o IPO é preciso ter um registro específico da CVM, mais especificamente na categoria A. Também é preciso atestar seu nível de segurança para a B3, a bolsa de valores do Brasil. Tudo isso para mostrar para o mercado que o seu empreendimento apresenta as condições necessárias para ser um investimento seguro e rentável. 

Por se tratar de um processo caro e complexo, as empresas que optam por fazer o IPO e buscar investimentos em bolsa de valores dessa maneira são empreendimentos maiores, com mais tempo no mercado e capazes de atrair grandes ofertas de investidores. 

Contudo, existem outras possibilidades de atrair recursos oriundos de investimentos em bolsas de valores. São os chamados crowdfunding, ou “mini IPOs”. Como o próprio nome diz, esse é um jeito de buscar recursos através do financiamento coletivo, das vaquinhas. Mas, esse procedimento é feito no mercado de capitais e, como contrapartida, os investidores ganham uma participação na empresa. 

Essa busca de investimentos em bolsa de valores é mais simples e requer menos gastos do que o IPO, por isso, acaba sendo ideal para médias e pequenas empresas.

Seja qual for a modalidade para buscar novas fontes de recursos, é preciso ressaltar a importância dessa diversificação de capital para manter a empresa se desenvolvendo. Com um aporte obtido através de um IPO ou de um crowdfunding o negócio pode investir mais em tecnologia, estruturar melhor a linha de produção e expandir a atuação no mercado. 

O movimento de procurar diversificar a fonte de recursos através da bolsa de valores  também vai trazer mais projeção para a sua empresa, poderá tornar o seu negócio referência em investimentos em mercado de ações no Brasil e fora do país. 

Vale ressaltar que, para o IPO acontecer, ou mesmo o crowdfunding, é preciso que todo o setor financeiro do seu empreendimento esteja devidamente organizado. As obrigações fiscais devem estar em dia e toda a rotina da gestão de finanças precisa estar estruturada. 

Por isso, se você está buscando expandir a busca por recursos e precisa organizar sua gestão financeira, entre em contato a RMonteiro. Nós contamos com uma equipe de profissionais especialistas em gestão de finanças empresarial pronta para oferecer a melhor solução para o seu negócio. Acesse nosso site e confira nossos serviços. 

Classifique nosso post [type]

Deixe um comentário

Últimos posts:

Categorias
Arquivos
Recomendado só para você
A saúde financeira de uma empresa é prioridade para todo…
Cresta Posts Box by CP