O que a gestão financeira tem a ver com recursos humanos?

O Que A Gestão Financeira Tem A Ver Com Recursos Humanos? - R.Monteiro

O que a gestão financeira tem a ver com recursos humanos?

Entender o que a gestão financeira faz em uma empresa é o primeiro passo para compreender sua importância estratégica, na mesma medida em que saber como a área de recursos humanos atua é importante para o bom funcionamento de um negócio. Mas o que uma área tem a ver com a outra? Como a integração de gestão de pessoas e gestão financeira pode tornar um empreendimento mais competitivo? Vamos responder essas questões no artigo de hoje e ainda mostrar como é possível fazer isso otimizando custos. 

Antes de estabelecer um plano de integração entre gestão financeira e recursos humanos, é preciso saber o que cada uma dessas áreas faz dentro de uma organização. Portanto, iremos dividir esse texto da seguinte maneira: 

Como a gestão financeira é estratégica para uma empresa? 

Como a gestão dos recursos humanos é fundamental para um negócio?

Como e por que integrar gestão financeira e recursos humanos?

Como otimizar a integração dos recursos humanos e da gestão financeira? 

Como a gestão financeira é estratégica para uma empresa? 

Tudo o que envolve a administração de recursos, ou seja, a contabilidade, contas a pagar e receber, circulação de valores, planejamento fiscal, controle tributário dizem respeito à gestão financeira. 

Adotar estratégias que garantam a funcionalidade de cada uma dessas ações é o meio mais eficaz de conseguir que sua empresa cresça e se consolide no mercado. É através de uma boa gestão financeira que é possível otimizar custos, economizar em gastos e estabelecer planos de ação que ajudem a empresa a investir melhor os seus recursos. Por isso, essa é uma área tão fundamental. Contudo, ela pode se tornar ainda mais estratégica quando passa a trabalhar de maneira integrada com os demais departamentos, entre eles os recursos humanos. 

Como a gestão dos recursos humanos é fundamental para um negócio?

Quem faz processos seletivos, cria políticas de retenção de talentos, organiza contratos com colaboradores e fornecedores e armazena documentos e arquivos da empresa é a área de recursos humanos, ou gestão de pessoal. 

Um bom gerenciamento de pessoas dentro de uma organização é fundamental para o funcionamento adequado da empresa. Quanto menos demissões, menos rotatividade, maior a produtividade. Além disso, a redução de processos demissionais também traz mais economia para o seu negócio. Nesse sentido, o RH pode ser encarado como uma fonte estratégica de investimentos. 

Um setor de gestão pessoal que consegue otimizar seus processos, organizar o fluxo de ações colabora para toda a empresa se tornar mais produtiva e, por consequência, mais lucrativa. No próximo tópico, vamos compreender como a integração desse setor com a gestão financeira é um passo decisivo para o seu negócio. 

Como e por que integrar gestão financeira e recursos humanos?

Depois de compreender um pouco mais sobre a atuação da gestão financeira e dos recursos humanos em uma empresa, é hora de falarmos sobre a integração dessas duas áreas: como e por que fazer. 

O sucesso de um negócio não é dado por uma ou outra área, mas sim pelo trabalho em conjunto dos diferentes setores que o compõem. Por isso, vale sinalizar que a integração de toda organização é fundamental. Especificamente no caso da gestão financeira e da gestão de pessoas essa integração acontece a partir do compartilhamento de processos e busca por uma comunicação mais eficaz. 

Através da troca de processos podemos evitar perda de tempo, colaborar para melhorar a produtividade, economizar mão de obra e diminuir a incidência de erros de execução. Nesse ponto, alinhar os fluxos e buscar uma comunicação eficaz e ágil entre a gestão financeira e os recursos humanos é o caminho para garantir a integração desses setores. 

Quando gestão financeira e recursos humanos trabalham juntos é possível destacar o impacto positivo que essa integração exerce sobre os colaboradores.  O RH poderá criar programas de contratação e retenção de talentos mais eficazes e, assim, poderá melhorar o treinamento dos colaboradores. Pessoas mais capacitadas e mais engajadas com o trabalho produzem melhor e colaboram para o aumento da lucratividade da organização. Quando o RH é visto de maneira estratégica, a gestão financeira se torna mais tática: podemos ver os custos com pessoal diminuir e o lucro da organização aumentar. 

Como otimizar a integração dos recursos humanos e da gestão financeira? 

O primeiro passo para essa integração é fazer um amplo mapeamento dos processos de cada uma dessas áreas e de buscar meios de compartilhar o fluxo do trabalho. Também é preciso encontrar meios de fazer uma comunicação mais rápida e eficaz. 

A tecnologia e a terceirização podem ser uma importantes aliadas nesse processo: automatizar algumas demandas do RH e buscar fazer o BPO financeiro na sua empresa são ótimas maneiras de garantir que a integração poderá acontecer rapidamente e sem burocracia. 

A RMonteiro tem uma equipe de especialistas que pode tornar a gestão financeira da sua empresa muito mais eficaz e mais integrada com os recursos humanos e com as demais 

áreas do seu negócio. Entre em contato com a gente e fale com um de nossos atendentes. Temos as melhores soluções para as finanças do seu empreendimento. 

Classifique nosso post [type]

Deixe um comentário

Últimos posts:

Categorias
Arquivos
Recomendado só para você
A tecnologia transformou toda a nossa realidade, desde a comunicação,…
Cresta Posts Box by CP