Controle de estoque: o que é e qual a sua importância para o negócio?

Controle De Estoque: O Que é E Qual A Sua Importância Para O Negócio? - R.Monteiro

Você dá atenção ao controle de estoque da sua empresa? A pergunta é pertinente pois, apesar de ser uma das questões fundamentais na administração de um negócio, o controle de estoque nem sempre está no foco do gestor. Neste artigo, vamos falar sobre o que é controle de estoque, entender sua importância estratégica e saber como é possível organizar e deixar essa gestão mais eficiente. 

  • O que é controle de estoque 
  • Por que controle de estoque é importante para a empresa 
  • Como fazer um controle de estoque eficiente 

O que é controle de estoque? 

O controle de estoque é o controle de todas as mercadorias e produtos que entram e saem da empresa. Ou seja, é a gestão tanto dos itens que são usados pela própria empresa, como os insumos, quanto das mercadorias produzidas e que estão aguardando venda. 

Fazer um bom controle de estoque garante que a empresa sempre estará pronta para atender aos clientes, pois saberá que possui determinada quantidade de mercadorias. Assim como, manter o equilíbrio dos itens evita que o negócio tenha prejuízos financeiros com altos custos de armazenamento. 

Vamos falar mais detidamente sobre isso no próximo tópico.

Por que controle de estoque é importante para a empresa?

Como já citamos no tópico anterior, o controle de estoque bem feito evita uma série de problemas de ordem financeira. Por isso, esqueça a ideia de que esse tipo de gestão não precisa ser feita por pequenas empresas. 

Um estoque equilibrado e bem gerenciado evita que o seu empreendimento perca dinheiro. Se você sabe quanto de insumo possui vai saber a hora exata de fazer novos pedidos. Com isso, não vai ficar sem uma matéria-prima essencial e, por conseguinte, não deixará de atender seus clientes, pois sempre terá produtos disponíveis. 

Ainda seguindo a mesma linha, considerando a informação sobre os insumos, um bom controle de estoque garante que você não compre itens desnecessários, trazendo mais economia para o seu caixa. 

Outro aspecto muito relevante sobre o controle de estoque é que esse tipo de gestão impede que o empreendimento tenha prejuízos financeiros no que diz respeito ao armazenamento: sabendo a quantidade de mercadorias que você tem, é possível armazená-las corretamente. 

Além disso, o controle de estoque permite que você tenha uma noção mais clara sobre as suas vendas. Assim, você pode pensar em ações promocionais, ou analisar como anda o seu fluxo de vendas. Esse tipo de informação é crucial para conseguir uma gestão mais eficiente. 

Com uma boa gestão de insumos e mercadorias, é possível negociar com fornecedores e conseguir preços melhores e outras vantagens na hora da compra. Se você tem mais previsibilidade, você conquista mais margem de manobra para gerenciar o seu negócio. O controle de estoque eficiente fornece informações preciosas para a gestão financeira da empresa. 

Como fazer um controle de estoque eficiente 

O primeiro passo para fazer um bom controle de estoque é realizar um grande inventário. Você precisa fazer um grande levantamento e saber tudo o que a sua empresa tem: quantidade de insumos, produtos e mercadorias. 

Conforme esses itens se movimentarem é preciso registrar esse fluxo e anotar as datas e o tipo de movimentação. 

O próximo passo é investir em tecnologia: procure ferramentas que possam automatizar esse tipo de gestão para ter mais controle sobre as informações. Existem diversos softwares nos quais é possível registrar as movimentações de entrada e saída e promover o compartilhamento dessas informações com outros setores da empresa. 

Em seguida, é preciso que seus colaboradores entendam a importância desse controle de estoque e saibam operar o sistema de registros de movimentação. Por isso, invista em treinamento. 

Lembre-se sempre de manter o estoque equilibrado, assim você evita custos com armazenamento desnecessário. Contudo, também é preciso contar com margens de perdas e danos. Ter um limite para esse tipo de situação colabora para manter o controle de estoque eficiente. 

Como vimos, manter o controle de estoque organizado é fundamental para a saúde financeira da empresa. Para saber mais sobre finanças, gestão e gerência contábil, acesse o blog da RMonteiro. Temos conteúdo de qualidade para você se informar e melhorar a administração do seu negócio.


Classifique nosso post [type]

Deixe um comentário

Últimos posts:

Categorias
Arquivos
Recomendado só para você
Tornar-se um Microempreendedor Individual (MEI) é a chance de formalizar…
Cresta Posts Box by CP