Como a contabilidade pode ajudar os negócios a crescer?

Como A Contabilidade Pode Ajudar Os Negócios A Crescer? - R.Monteiro

De uma forma geral, os empreendedores não utilizam todo o potencial que uma contabilidade pode oferecer em benefício dos seus negócios. Muito além de fazer guias de impostos e preenchimento de declarações, o profissional dessa área pode auxiliar, e muito, na gestão das empresas.
Descubra como uma contabilidade pode ajudar a sua empresa e intensificar o crescimento dos negócios com esses 7 passos: 

Plano de negócios

A contabilidade conhece de perto as dores do empreendedor e o mercado de forma ampla, pois lida diariamente com as dificuldades de seus clientes e pode colaborar de forma efetiva com o planejamento do negócio.
O planejamento financeiro é uma das partes mais importantes do plano e esse setor especializado possui conhecimento para auxiliar nos demonstrativos, projeções e fluxo de caixa.

Abertura da empresa e burocracia

A contabilidade possui departamentos específicos para lidar com aspectos societários e legalização de empresas. Ao iniciar um negócio, é importante verificar aspectos legais de funcionamento de acordo com a localidade, atividade, tributação e expectativas dos sócios, para que o contrato social e os demais documentos de formalização atendam à legislação vigente.


Esse setor tem experiência para indicar os melhores caminhos, como a necessidade de formalização de um acordo de acionistas, além de compreender os desdobramentos tributários de cada aspecto do negócio, registros e licenças necessárias, bem como a organização dos documentos da empresa.

Livre-se da burocracia e reduza os riscos do negócio, contando com os serviços adequados para a formalização do seu empreendimento.

Planejamento tributário e redução de custos

A legislação permite ao empreendedor escolher a melhor forma de tributação para o exercício fiscal. Assim, a cada ano o profissional pode revisar a sua escolha para que tenha a tributação mais adequada.  

A ideia é pagar menos impostos, dentro do que é permitido pela lei, para que sobrem mais recursos para investimento e rentabilidade dos sócios.
A contabilidade é indicada para ajudar o empreendedor a escolher as melhores opções de enquadramento para o seu empreendimento, porque acompanha a legislação e lida diariamente com impostos e finanças.

Diminua os custos e aumente sua rentabilidade contando com a empresa certa para planejar seus tributos.

Leia mais: Contabilidade em São Caetano do Sul: 7 motivos para a sua empresa se tornar um cliente da R.Monteiro

Compliance e governança corporativa

Estar em “Compliance” significa estar em conformidade com leis e regulamentos (internos e externos); ou seja, atender às leis e aos normativos dos órgãos reguladores, bem como aos regulamentos internos da empresa, em especial os relacionados aos seus controles internos e governança. Os sistemas e regulamentos de controles internos e governança das empresas existem para assegurar o cumprimento das regras externas impostas. 
A contabilidade acompanha as mudanças da legislação e ajuda o empreendedor a manter o cumprimento das regras, mitigando os riscos do negócio.

Departamento Pessoal e Recursos Humanos

A contabilidade é uma aliada quanto às questões trabalhistas e previdenciárias, cuidando da folha de pagamento e do recolhimento dos impostos.
Além disso, com o apoio da contabilidade você pode se prevenir de possíveis ações trabalhistas, realizando todas as obrigações dentro da legislação vigente.

Algumas contabilidades, como é o caso da R.Monteiro, ainda atuam na área de recrutamento e seleção, além da gestão de RH para apoiar o empreendedor de forma mais ampla. 

Gestão Financeira e Sistema de Gestão

Algumas contabilidades, como a R.Monteiro, oferecem serviços de terceirização do departamento financeiro (BPO Financeiro), e executam funções financeiras e administrativas de maneira muito mais barata e eficiente do que se você precisasse montar uma equipe inteira e ter que manter uma estrutura. 

Assim, os custos operacionais e de recrutamento são reduzidos ao máximo, além do ganho com a profissionalização da área, o que possibilita que o empreendedor foque em vendas e no desenvolvimento de seus produtos.

A implantação de um sistema de gestão (ERP) adequado para implantação do BPO Financeiro pode auxiliar o empreendedor não somente nos processos financeiros, mas também na melhora dos processos de vendas, compras, gestão do estoque e integração entre as demais áreas da empresa. 

Demonstrações e análises financeiras

A contabilidade também ajuda na gestão dos relatórios que produz, como Balanços Patrimoniais e Demonstrações do Resultado do Exercício (DRE), que são retratos da saúde financeira da sua empresa.

Através destes documentos, é possível identificar áreas no seu empreendimento que geram altos custos sem trazer resultados e até mesmo identificar se as receitas recebidas geraram realmente lucro, ou se foram utilizadas para cobrir os custos e as despesas.

Na R.Monteiro, utilizamos relatórios gráficos (Dashboards) para ajudar o empreendedor a visualizar as suas finanças de forma mais simples.

Pelo que podemos constatar, e isso fica claro nesses sete passos, a contabilidade certamente pode intensificar o crescimento dos negócios, ajudando o empreendedor de uma forma ampla em sua gestão. Com o apoio da contabilidade, o empreendedor pode se dedicar a cuidar da ampliação do seu negócio, de forma responsável e sustentável.

Classifique nosso post [type]

Deixe um comentário

Últimos posts:

Categorias
Arquivos
Recomendado só para você
No ano passado, a R.Monteiro realizou o evento “Transformando Ideias…
Cresta Posts Box by CP