E se perguntarmos como anda seu controle financeiro, qual seria sua resposta?

Se for “não faço ideia, nunca tive ou não sei nem por onde começar”, hoje iremos te ajudar dizendo como a R.Monteiro pode contribuir e descomplicar esse universo financeiro que é indispensável para a continuidade do seu negócio.

Primeiro é importante esclarecer o que é o controle financeiro e como ele pode auxiliar no seu dia a dia em diversas tomadas de decisões. Ele está ligado à organização de toda a movimentação financeira da empresa, ou seja, as operações que movimentam o caixa, o dinheiro que circula no negócio como um todo.

Com o controle financeiro é possível acompanhar diariamente como anda a evolução financeira da empresa, inclusive saber com antecedência se está ou passará por um período de “falta de caixa”, por exemplo.

Mas como construir esse controle financeiro?

É necessário que você, empreendedor, destine horas do seu dia ou semana, de acordo com o volume de movimentação da empresa, especificamente para tratar do controle financeiro.

Muitas vezes ele é tratado como ponto secundário do negócio e o foco fica todo destinado à operação, seja ela de venda ou prestação de serviço, o que chamamos de produto final da empresa. E por não ter consciência da importância do controle financeiro, a organização corre grandes riscos de gestão.

A R.Monteiro tem como propósito ajudar pessoas a empreender com responsabilidade e por isso tem o compromisso de sempre buscar as melhores soluções disponíveis no mercado para cada vez mais facilitar a jornada de empreender.

Quais ações a R.Monteiro colocou em prática?

Durante a pandemia tivemos ações práticas e efetivas para ajudar os empreendedores, desde o envio de um e-book com as principais mudanças e impactos, como também orientações de como agir em meio à crise para conseguir diminuir custos, buscar os melhores financiamentos e similares.

Um setor que foi severamente afetado pela crise foi o turismo, pois durante meses as operações ficaram congeladas. Para ajudar os empresários a enfrentar esse grande desafio, realizamos tutorias específicas, onde montamos um plano de ação em etapas detalhando todas as medidas necessárias para prosseguir com as atividades da empresa.

Para facilitar ainda mais iremos deixar algumas dicas práticas para você, empreendedor, começar agora mesmo seu controle financeiro.

Leia também: Gestão financeira: Como uma contabilidade pode ajudar a evitar os principais erros?

5 dicas para realizar o controle das suas finanças

1º Reserve um tempo para desempenhar essa análise. Não postergue, o controle financeiro é o coração do negócio e precisa ser acompanhado periodicamente;

2º Tenha ferramentas que possibilitem uma visão completa da movimentação financeira da empresa e demonstre através de relatórios intuitivos os principais pontos financeiros;

3º Faça uma análise de todos os gastos e busque reduzir custos desnecessários. Ainda estamos vivenciando a crise e toda economia é importante;

4º Observe seu fluxo de caixa e descubra como está a rotatividade do dinheiro;

5º Seja proativo e mostre-se interessado em seus clientes. Uma boa relação fideliza suas vendas.

Se mesmo com essas dicas, ainda ficou difícil fazer seu controle financeiro, a R.Monteiro possui um departamento especializado para te ajudar nisso. Nosso BPO Financeiro poderá te ajudar de forma bem simples a ter o controle do seu negócio. Entre em contato conosco e descubra mais detalhes sobre o nosso produto.

Pâmela Silva – Coordenadora do Departamento Contábil da R.Monteiro

Share This