Certamente você já se deparou com a palavra dashboard contábil no contexto empresarial, mas afinal, o que ela significa? Para que serve?

Primeiramente gostaria de pontuar uma das definições da palavra dashboard: painel de controle. Partindo dessa definição já podemos concluir o quão é importante a sua utilização no plano de estratégia de uma empresa. Precisamos saber onde estamos, qual é atual situação, definição de metas de curto, médio e longo prazo, acompanhar os números e enxergar os processos com maior clareza.

Temos inúmeros cenários dentro de uma organização, uma infinidade de dados a serem trabalhados, o que tornaria muitas vezes um trabalho árduo e impreciso ao compilar todas essas informações. Além do fato de interpretá-las corretamente, precisamos torná-las úteis e relevantes para uma tomada de decisão.

Como funciona o dashboard contábil?

O dashboard contábil é uma ferramenta que reúne todos os dados, através de métricas e indicadores, trazendo um relatório visualmente claro para uma análise. Em sua maioria, ele é apresentado através de gráficos, o que muitas vezes é mais compreensível do que analisar diversos números ou planilhas.

Outro ponto é que ele busca dar ênfase às informações mais importantes, de forma ágil e objetiva.

Essa ferramenta é totalmente personalizável, desta forma o primeiro passo para iniciar um dashboard contábil é verificar quais são as informações que a sua empresa precisa de imediato.

Além disso, é importante observar quais índices devem ser analisados com mais cautela, quais são os indicadores decisivos ao apresentar a sua empresa para um novo investidor, fornecedores ou possíveis clientes, por exemplo.

Afinal, hoje o mercado exige que os dados sejam apontados de forma ágil. Isso também é fundamental para que os administradores possam acompanhar o desempenho do seu negócio.

A periodicidade da inclusão dos números nesta ferramenta deve ser de acordo com a necessidade da sua empresa. Mas lembre-se de que por se tratar de um painel de controle, é importante manter a constância para uma apuração rápida dos índices do dashboard contábil.

Leia também: Gestão financeira: Como uma contabilidade pode ajudar?

Como a contabilidade pode ajudar no desenvolvimento do dashboard contábil?

A contabilidade possui as informações financeiras da empresa, relação do faturamento, apuração dos impostos, cálculo das folhas de pagamentos, provisões e demais informações. Desta forma, pode auxiliar a reunir elementos mais precisos sobre a atuação da organização, evitando distorções nos fatos.

Um fator essencial para um indicador preciso e de qualidade é que todos os dados sejam enviados à contabilidade de forma clara, para que não ocorram interpretações e categorizações incorretas. Por isso, é fundamental o acompanhamento de outros demonstrativos da sua empresa, como o balanço/ balancete, que será utilizado como base para um dashboard contábil.

Os principais índices que podem ser extraídos dessa ferramenta e que muitas vezes são solicitados para avaliar a saúde de uma empresa são:

  • Ponto equilíbrio;
  • Liquidez;
  • Disponibilidade de caixa;
  • Giro do ativo;
  • Composição da receita;
  • Composição do resultado;
  • Ebitda.

Este trabalho em conjunto pode trazer um excelente material, reunindo análises contábeis e gerenciais, com relatórios completos, o que auxilia o empreendedor em tomadas de decisões assertivas.

Caso tenha dúvidas sobre como implementar o dashboardem sua empresa e como analisá-lo, entre em contato com o nosso departamento contábil.

Share This