Com o avanço da tecnologia, novas ferramentas foram criadas para ajudar as pessoas a resolverem os problemas do cotidiano. No ramo dos negócios, elas estão cada vez mais presentes, tanto na gestão financeira como no controle de estoque, na venda de mercadorias, enfim, em todo o conjunto empresarial.

É muito importante para o empresário que a situação financeira da sua empresa seja apresentada de forma bem clara nos relatórios administrativos. Assim fica mais fácil tomar decisões ao longo de sua trajetória.

Para que isso seja possível, os sistemas de gestão financeira, conhecidos como ERPs (Enterprise Resource Planning), podem contribuir na elaboração destes relatórios. Eles integram todos os departamentos da empresa e seus respectivos profissionais.

Quais as vantagens desses sistemas de gestão financeira?

Esses sistemas de gestão financeira permitiram que nós, da R Monteiro, pudéssemos estabelecer novas formas de nos relacionar com nossos clientes. Além de integrá-los na contabilidade de suas empresas, de forma mais assertiva e dinâmica.

Quando o cliente passa a entender as operações da empresa, ele tem a oportunidade de fazer mudanças que melhorem os resultados do seu negócio. E com a ajuda desses recursos digitais, isso passou a ser muito mais bem aproveitado pelas empresas.

Pudemos oferecer, para nossos clientes, plataformas voltadas ao controle financeiro. A exemplo de um sistema para lançamento de receitas e despesas em que o cliente consegue enxergar o que está sendo recebido e o que está sendo pago. Tudo de forma a refletir sobre o fluxo financeiro da empresa.

É muito comum recepcionarmos novos clientes para uma gestão financeira que ainda mantém os gastos da pessoa física vinculados ao CNPJ da empresa.

Fatores que levam a essa situação

Isso acontece, por exemplo, no pagamento de despesas da pessoa física no cartão de crédito da empresa. Quando analisamos os resultados obtidos em determinado período, notamos que a empresa não foi capaz de obter lucro para ser distribuído aos sócios.

Isso pois as despesas da companhia junto às da pessoa física acabaram por reduzir as receitas do negócio, gerando prejuízo à empresa.

Foi reconhecido, portanto, que a separação de gastos da pessoa física e da jurídica seria importante para abater essas despesas dos sócios. Além de trabalhar para que a empresa pudesse, enfim, prover lucro e ser bem vista pelas demais organizações do sistema financeiro, tais como os bancos.

Plataforma para descomplicar a contabilidade dos clientes

Vale ressaltar também a inclusão de uma plataforma para o trâmite de documentos. Percebemos que era importante para nosso cliente ter todos os documentos da empresa centralizados em uma única plataforma.

Isso onde fosse possível realizar consultas e downloads em qualquer lugar, a qualquer hora do dia, seja durante a semana ou aos finais de semana.

Essa independência trouxe para nossos clientes a liberdade de acessar esses documentos e o poder de tê-los sempre à mão. Isso contribuiu e ainda contribui na organização das informações, além de auxiliá-los na gestão financeira de suas empresas.

Leia também: Sistema ERP: Entenda a importância para o seu negócio

Outros detalhes sobre a plataforma

Os prazos de pagamento das obrigações de uma empresa são extremamente importantes para a gestão financeira. Para isso, assim que as guias são disponibilizadas nessa plataforma, o cliente recebe uma notificação para que se atente ao prazo de pagamento e evite encargos de multa sobre o valor atrasado.

Além disso, essa plataforma também é alimentada por uma série de notícias que dizem respeito à legislação e ao mercado financeiro. Pois entendemos que essas informações são essenciais para nossos clientes, principalmente para apoiar suas decisões sobre os instrumentos jurídicos e financeiros que nos acercam.

Dessa forma, continuamos a trilhar caminhos com responsabilidade e empenho. Compreendemos que a tecnologia é uma aliada muito importante na implementação de uma contabilidade descomplicada, que agrega valor à gestão financeira.

E que está diretamente ligada ao nosso propósito, de ajudar empreendedores a empreenderem com responsabilidade. Conheça mais sobre a R.Monteiro e descubra novas formas de administrar sua empresa.

Victor Baqueta, integrante do Departamento Contábil da R.Monteiro.

Share This