Ter uma empresa é um grande desafio e às vezes não é possível seguir sozinho, é necessário contratar um novo colaborador. Isso faz parte do processo de expansão, mas não basta somente contratar, é necessário administrar e gerenciar, sendo assim as empresas buscam por profissionais do departamento pessoal.
Conhecido também como DP, essa é a área responsável por administrar as relações entre empregador e empresa. Principalmente nas áreas burocráticas, ou seja, deve cumprir as obrigações trabalhistas exigidas pela legislação. Considerando a Convenção Coletiva, Regras trabalhistas (CLT), Medidas Provisórias, Instruções Normativas etc.
A transformação digital trazida pelo e-social (projeto do Governo Federal) mudou bastante a rotina do departamento pessoal. Muitos dados passaram a ser enviadas digitalmente e em tempo real, fazendo com que o profissional seja cada vez mais ágil e as informações sejam prestadas com maior eficiência.
Índice
ToggleCompetência do departamento pessoal
Admissão:
Após o processo de contratação finalizado pelo RH, o departamento pessoal realiza o cadastro do novo colaborador, registra em CTPS física ou digital. Envia as informações ao e-social e formaliza a contratação para que não haja atrasos ou multas a empresa.
Gerenciamento de férias:
Para que a empresa não pague férias em dobro ou multas por atraso de concessão, o DP deve realizar o acompanhamento, e, além dos cálculos, deve definir a melhor data para gozo das férias.
Folha de pagamento:
Fechando o mês, o departamento pessoal deve realizar o levantamento das informações para o processamento da folha de pagamento e geração das guias dos encargos trabalhistas. As informações devem ser levantadas de forma segura para garantir o recebimento correto dos salários dos colaboradores;
Departamento pessoal: cuidados com a rescisão
O desligamento do colaborador é um processo delicado e é de responsabilidade do departamento garantir que os cálculos estejam corretos, bem como orientar o ex-colaborador.
Acompanhamento de Convenção Coletiva:
A Convenção Coletiva é o “norte” do DP, é muito importante sua leitura e aplicação. A falta de cumprimento da CCT pode acarretar multas e ações do sindicato.
Além dos processos citados acima, o departamento pessoal faz o acompanhamento de afastamentos, relações sindicais, envio de declarações trabalhistas, esclarecimentos de dúvidas aos colaboradores, além de solicitação de benefícios e fechamento de ponto.
É importante que o profissional da área seja habilitado, tenha conhecimento na legislação trabalhista e se atualize para acompanhar as mudanças exigidas pela lei.
Leia também: Você conhece as regras de férias?
Por que contratar profissionais para o departamento pessoal?
O profissional de departamento pessoal da empresa pode ser um contratado ou terceirizado através de uma boa assessoria contábil. A falta de um bom profissional na área pode gerar desmotivação aos colaboradores, pois o DP é o canal para esclarecimentos de futuras dúvidas que possam ocorrer, e para isso precisa também ter uma boa comunicação.
Por fim, fica evidente que sem um profissional qualificado, se não houver uma boa administração de pessoal ou sem uma boa contabilidade, o custo do colaborador pode ser dobrado. Independentemente do porte da empresa, é necessário que haja uma boa administração de pessoas. Isso garante mais segurança para os seus colaboradores e para o seu negócio.