O que é gestão financeira empresarial e como ela pode impactar a saúde do seu negócio

O Que é Gestão Financeira Empresarial E Como Ela Pode Impactar A Saúde Do Seu Negócio - R.Monteiro

O principal objetivo de um negócio é obter sucesso, certo? Isso significa conseguir uma receita que seja maior que as despesas necessárias para manter o empreendimento. Mas como conseguir alcançar essa fórmula? A resposta para essa pergunta está na expressão gestão financeira empresarial . No artigo de hoje, vamos elaborar melhor esse conceito e entender o que a gestão financeira empresarial pode fazer pelo seu empreendimento. 

No artigo você vai entender: 

  • O que é gestão financeira empresarial 
  • Como funciona a gestão financeira empresarial 
  • Como implementar a gestão financeira empresarial 

O que é gestão financeira empresarial? 

Tudo aquilo que envolve o planejamento, controle e acompanhamento das finanças de um negócio faz parte da gestão financeira empresarial. Essa expressão sintetiza toda a organização do setor financeiro de um empreendimento. Muitos empresários com pequenos negócios ou mesmo os Microempreendedores individuais acabam misturando as contas da vida pessoal com a empresarial e isso atrapalha toda a estruturação das finanças da empresa. 

Por isso, é muito importante implementar a gestão financeira empresarial desde o começo do negócio. Assim, é possível criar uma cultura que pensa o futuro do negócio a partir das suas finanças. 

A gestão financeira empresarial também é usada para entender quanto dinheiro a empresa tem, ou quanto deseja possuir. Qual o montante necessário para se manter em operação e qual a margem de lucro com as vendas. 

Isso significa que um empreendimento com uma boa gestão financeira empresarial vai saber se é possível aceitar um pedido muito grande, com um prazo muito curto. Pois é a partir dos dados obtidos com a gestão financeira empresarial que será possível saber qual o custo real do produto, qual o custo da matéria-prima, da mão de obra, qual a margem de lucro pretendida e qual o valor do frete para entrega.

Como funciona a gestão financeira empresarial 

Para entender como funciona a gestão financeira empresarial é preciso saber que ela pode ser operacional e estratégica. Isso vai depender de como esse setor é encarado dentro do seu empreendimento. 

A gestão financeira empresarial operacional está mais preocupada em manter a empresa funcionando, com as contas e demais obrigações fiscais em dia. 

Já a gestão financeira empresarial estratégica trabalha para planejar o caminho de crescimento da empresa a partir da definição de metas e objetivos. É importante dizer que os dois tipos de gestão se complementam e que procurar um olhar estratégico para o seu negócio o coloca um passo à frente no mercado. 

A gestão financeira empresarial trabalha fazendo um verdadeiro Raio-X do funcionamento do negócio. É preciso entender de maneira objetiva quanto de dinheiro entra e quanto sai, para, a partir disso, planejar os próximos passos da empresa. 

Como implementar a gestão financeira empresarial

Para conseguir uma boa gestão financeira empresarial é preciso fazer planejamento, ter organização, pensar estratégias econômicas e estabelecer um plano de ações para momentos de crise. 

Como já explicamos, o cuidado com o setor financeiro passa pelo planejamento. Então é preciso fazer um extenso e profundo levantamento de tudo o que a empresa gasta, investe e lucra. Com isso, será possível estabelecer mapas de ação: para onde o empreendimento quer ir? Qual o objetivo de lucro? Quanto é possível reduzir nos custos operacionais? Essas respostas são dadas pela gestão financeira empresarial e vão nortear as decisões estratégicas do negócio. 

Também é preciso manter a organização e garantir que todas as contas estão em dia, além, é claro, das obrigações fiscais. A gestão financeira empresarial também precisa controlar os custos do empreendimento. Isso significa entender onde há uma oportunidade para reduzir gastos e otimizar os investimentos
Por fim, é ideal contar com o acompanhamento de profissionais que possam assumir a gestão financeira empresarial. A RMonteiro conta com um time de especialistas para organizar, planejar e gerenciar as finanças da sua empresa. Acesse nosso site e entre em contato com a gente. Nós cuidamos da sua gestão financeira empresarial e você se concentra em gerenciar estrategicamente o seu negócio.

Classifique nosso post [type]

Deixe um comentário

Últimos posts:

Categorias
Arquivos
Recomendado só para você
A importância do planejamento e adequação de regime tributário nas…
Cresta Posts Box by CP