Lucratividade e Rentabilidade: entenda esses índices

Lucratividade E Rentabilidade: Entenda Esses índices - R.Monteiro

Ué… mais os dois não são a mesma coisa? Você deve ter pensado isso ao ler esse título, não é mesmo? Mas precisamos explicar melhor a definição de cada um. A lucratividade e rentabilidade muitas vezes são conceitos confundidos, por se tratarem da perspectiva de quanto maior o percentual, melhor. Entretanto, são entendimentos bem diferentes e que te ajudam na gestão de seu negócio.

O que é lucratividade?

Lucratividade é um percentual que encontramos fazendo a divisão do lucro líquido pelo valor das vendas. Este percentual demonstra a eficiência operacional da empresa, ou seja, o que ela gera com a realização de atividades.

E a rentabilidade, o que é?

A rentabilidade também é um índice construído pela divisão do lucro líquido, mas nele utilizamos o investimento realizado na empresa, em vez do valor das vendas. Com ele, mensuramos se a empresa retorna o investimento nela realizado.

Quais informações posso retirar sobre lucratividade e rentabilidade?

Para a lucratividade, o índice demonstra quanto de dinheiro sua operação está gerando, vamos exemplificar:

Uma empresa tem o lucro líquido de R$ 10.000,00 reais, enquanto seu faturamento fora R$ 50.000,00, dividindo um pelo o outro, teríamos o percentual de 20% (0,02 daí multiplicamos por 100).

Isso nos diria que, a cada R$ 100,00 que vendemos, teríamos 20% de Lucro, ou seja, R$ 20,00.

Este índice te ajuda a entender o quanto você pode reinvestir em sua empresa, qual a margem de investimento que poderá ser realizada.

Para a rentabilidade o processo é um pouco diferente, e para facilitar a compreensão vou demonstrar um exemplo. Suponhamos que sua empresa, tenha investido R$ 5.000,00 na área comercial para vender seus serviços no período de Março/2019. Em abril, quando a contabilidade te enviar o balancete referente a este período, haverá reconhecido, por exemplo o lucro líquido de R$ 12.000,00.

O cálculo da rentabilidade deste investimento na área comercial será R$ 12000,00 / R$ 5.000,00, (o resultado multiplicamos por 100) e o percentual seria 240%.

Isso significa que a cada R$ 1,00 investido nesta ação da área comercial, gerou R$ 2,40 para a empresa.

Leia também Como aumentar o faturamento da sua empresa?

Minha empresa pode ter lucratividade sem ter rentabilidade?

Isso pode acontecer sim, por exemplo, pode haver lucro em sua operação, mas os investimentos realizados nela não estão sendo rentáveis.

Vale a pena pensar nesses índices para definir estratégias e entender melhor seu negócio. Com estas duas informações você consegue analisar se a empresa está gerando recurso para possibilitar retiradas de lucro, reinvestimentos, ampliação, contratação de novos colaboradores, aumento do quadro fabril e da localização de atendimento, entre outros.

Já com a rentabilidade, te possibilita enxergar se está havendo eficiência nas ações executadas para analisar se há eficiência e o quão positivo (ou não, pode acontecer) está sendo para a empresa.

Leia também A importância do escritório de contabilidade para o crescimento das empresas

Esses indicadores se aplicam a quais tipos de empresa?

Aí é que está, os indicadores de lucratividade e rentabilidade podem ser utilizados em qualquer empresa, independente do regime tributário, atividade ou tamanho.

Isso me ajuda a crescer?

Conhecer os índices é importante para que você tenha clareza do andamento da empresa e de sua rentabilidade, considerando que informação clara e objetiva pode de trazer oportunidades mais para a tomada de decisão, sim, são extremamente importantes.

Entretanto, vale ressaltar que só os índices de lucratividade e rentabilidade não vão tomar as ações por si, garantirão um conhecimento que é essencial para um desenvolvimento consciente, mas que será necessário empenho nas ações definidas a partir deles.

Cosme Leite > Contador

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