Saiba como pagar menos impostos na sua empresa

Saiba Como Pagar Menos Impostos Na Sua Empresa - R.Monteiro

A vida empresarial traz a dor do empresário em saber lidar com a alta carga tributária, as diversas operações fiscais e suas inúmeras regras, de acordo com a legislação que sofre constantes mudanças. Um planejamento tributário mal feito pode acarretar na mortalidade prematura de uma empresa. Por isso, é importante saber como pagar menos impostos e se adequar a esse cenário.

De acordo com a pesquisa do Sebrae de 2016, as principais causas da não sobrevivência de uma empresa no Brasil são os impostos, custos, despesas e juros.

O enquadramento adequado e a escolha da melhor tributação através do planejamento tributário, que traz as informações necessárias para efetuar um comparativo completo com relação a todos os cenários, pode trazer benefícios fiscais, como a redução de impostos e o recolhimento do que é somente devido. Tributar a empresa de acordo com o regime adequado é uma das alternativas quando o assunto é como pagar menos impostos.

Como pagar menos impostos: O enquadramento tributário é definitivo?

Não. O enquadramento tributário deve ser feito no mínimo uma vez ao ano, para que o regime a ser tributado seja o mais assertivo.

Outra dúvida que surge ao falarmos de como pagar menos impostos é sobre quando é necessário rever o enquadramento tributário. Normalmente, as empresas realizam uma previsão de faturamento, mas podem ser surpreendidas tanto para menos, como para mais, tornando necessária a revisão.

Também durante o decorrer da vida do negócio, pode-se acrescentar novas atividades e surgir a necessidade de um novo planejamento.

Quais as possibilidades de enquadramento tributário existentes no Brasil?

Os regimes tributários são: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

A legislação tributária do Brasil é extensa e interpretativa, atingindo as esferas federal, estadual e municipal. Para acompanhar as mudanças que são diárias e saber como pagar menos impostos, há ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado que utilizam a inteligência artificial para garantir que as operações fiscais sejam realizadas de acordo com a lei, diminuindo os riscos de tributar de forma inadequada, monitorando as alíquotas de acordo com os impostos incidentes e realizando o cálculo dos impostos, se for o caso.

Além disso, há também ferramentas posteriores a essas que auditam as informações enviadas para o Governo e o Fisco, cruzando obrigações acessórias e indo de encontro ao compliance do negócio, garantindo a qualidade das informações fiscais, tributárias e contábeis, o que evita autuações por inconsistência de dados.

Leia mais: ATENÇÃO: Como está a saúde financeira da sua empresa?

Como pagar menos impostos: A prática de auditoria

Se você quer saber como pagar menos impostos, há também a prática de auditoria para possível recuperação de impostos e redução de carga tributária.

Caso o empreendedor deseje conferir se as apurações de impostos estão de acordo, existem ferramentas que realizam a auditoria de todas as obrigações acessórias declaradas, notas fiscais de entrada, saída e serviço emitidas, impostos recolhidos, direito a crédito fiscal, entre outros inúmeros cruzamentos.

Essa ação pode alavancar os resultados da empresa, melhorar o seu fluxo de caixa e auxiliar na tomada de outras decisões, como, por exemplo, manter o recolhimento dos impostos em dia e evitar o pagamento de valores de multas e juros.

A prática de uma governança corporativa e de uma boa gestão do negócio norteiam para que os riscos consigam ser gerenciados. E, para isso, a parceria com uma boa empresa de contabilidade pode ajudar a reduzir despesas com tributos e diminuir riscos em suas operações.

Classifique nosso post [type]

Deixe um comentário

Últimos posts:

Categorias
Arquivos
Recomendado só para você
Você sabe como funciona a contabilidade para startups? Primeiro é preciso…
Cresta Posts Box by CP