Segurança da Informação e a qualidade no ambiente digital

Segurança Da Informação E A Qualidade No Ambiente Digital - R.Monteiro

A internet nos propiciou a entrada em um universo quase que infinito. Por outro lado, as estruturas de serviços e armazenamento das informações e arquivos facilitaram nosso acesso aos dados e a sua organização.

Tudo isso foi um inegável avanço para o mundo dos negócios. Sejam os escritórios, as indústrias ou mesmo os pequenos varejos todos se beneficiam das vantagens do avanço da tecnologia.

Nossa percepção sobre a segurança da informação

Há anos, nossa atuação no mercado de tecnologia nos possibilitou acompanhar o avanço dessas tecnologias e ao mesmo tempo perceber como essa evolução em alguns casos desequilibrou os ambientes de trabalho, gerando assim uma insegurança ou mesmo vulnerabilidade.

Se você parar um minuto e fizer uma rápida busca em sua memória irá lembrar de pelo menos dois ou três casos em que informações vazadas por diferentes tecnologias causaram danos enormes para empresas, pessoas ou organizações.

Nos ambientes de trabalho, poucas são as empresas se preocupam com segurança da informação.

Bem, quando falamos segurança da informação estamos falando de um conjunto de ações que levam uma estrutura a oferecer condições básicas para que seja possível a execução dos trabalhos sem que estejamos vulneráveis em demasia às ações nocivas.

O interessante é que não estou falando de normas técnicas apenas. Em inúmeros casos, a segurança da informação está diretamente relacionada a um conjunto de comportamentos que podem colocar em risco toda a estrutura da corporação ou ainda você mesmo como pessoa física.

Leia também: Por que a segurança da informação pode trazer mais qualidade ao ambiente de trabalho

Mitos sobre a segurança da informação

Outro ponto interessante é combater a falácia da segurança da informação, está relacionado à restrição de acesso ou ainda a punições. Ambientes e empresas nos quais a segurança da informação é levada a sério, criamos na verdade maior conforto e por consequência a melhoria da qualidade no ambiente de trabalho.

Como disse a cima, ao longo dos últimos anos nós dá Ravel percebemos que o avanço das tecnologias e o acesso a elas não foram acompanhados pelas empresas na construção de ambientes seguros ou com condições de propiciar normas e regras para o acesso os dados ou conteúdo na internet.

Podemos ter ambientes que todo o acesso à informação se dá por meio da conexão com a internet e desta forma a escolha certa da solução em nuvem, link e firewall podem garantir uma boa segurança da informação.

Recai aqui também neste ambiente a importância de analisar e implementar uma boa solução de backup que oferecerá as condições para garantir a segurança dos dados.

Em um outro ambiente em que a estrutura interna é o fornecedor e centralizados dos dados, precisamos ter cuidados especiais com o acesso à internet, entrada de dados por portas distintas sejam elas USB, Storages etc.

Nesses ambientes, a segurança da informação deve estar na base da construção do servidor, bem como nas permissões de acesso estruturadas, implementadas e gerenciadas por um agente de tecnologia.

Clique aqui para entrar em contato com a Ravel.

Como garantir essa segurança?

A segurança da informação nos diversos ambientes pode ser o ponto de defesa como a maior fragilidade das estruturas de tecnologia. Ano a ano, percebemos o crescimento da utilização das ferramentas de tecnologia, porém como disse ainda engatinhamos na devida atenção para esse tema.

Pode parecer complexo, porém posso garantir a você que é empresário, que tal tema é mais simples do que parece. Desenvolvemos uma forma de analisar sua estrutura interna e validá-la segundo os conceitos de mercado e normatizados de segurança.

O mais importante desse trabalho é que melhoramos substancialmente os ambientes ao fornecermos melhores condições de seguridade dos dados. Um checklist dos pontos, a implementação de algumas ferramentas de monitoramento e ainda a correção das falhas e por último a estruturação de um backup podem ser o início da implementação de segurança da informação em sua companhia.

Mais de 500 empresas fazem parte do nosso quadro de clientes que acreditam na segurança da informação como estratégia de crescimento dos seus negócios, como também em ferramenta de qualidade para os colaboradores.

Conte com a Ravel para começar a trilhar o caminho.

Classifique nosso post [type]

Deixe um comentário

Últimos posts:

Categorias
Arquivos
Recomendado só para você
Com o avanço da tecnologia, novas ferramentas foram criadas para…
Cresta Posts Box by CP