Qual o impacto da tecnologia na contabilidade? Para responder essa questão não precisamos voltar muito no tempo, numa retrospectiva dos últimos cinco anos muita coisa mudou e várias outras irão mudar. A contabilidade e tecnologia passaram a ser aliadas.

Com a tecnologia, a contabilidade tornou-se mais ágil e assertiva. Não é mais necessário o manuseio daqueles malotes de documentos, que dificultavam e prolongavam o processamento de guias e relatórios, uma vez que como exposto acima, a tecnologia ingressou em todas as atividades.

Como esse avanço transformou a área da contabilidade?

A junção da contabilidade e tecnologia possibilitou a integração cada vez melhor com as informações dos sistemas de gestão das empresas. Sem contar também a diminuição do risco de perda de informações ou escriturações errôneas por baixa qualidade e/ou falta de controle interno das empresas.

Sabemos que a concorrência no “mercado” está cada dia mais acirrada, com fácil acesso à internet e com um banco de pesquisa interminável. O atual perfil do consumidor busca o melhor custo-benefício e é extremamente difícil fidelizar e captar novos clientes. E este desafio é diário na vida do empreendedor.

Existem inúmeras plataformas que possibilitam o controle financeiro da empresa e geram diversos relatórios para tomada de decisão, ainda mais com a contabilidade e tecnologia andando juntas. Gerenciar os custos fixos e variáveis é de extrema importância e estão diretamente ligados a formação de preço do seu negócio. Através destas análises é possível identificar perdas ou falhas na produção, a necessidade de investimentos, ampliação ou redução de equipe além da continuidade e saúde financeira da sua empresa.

Aplicações de contabilidade e tecnologia

No nosso dia a dia estamos cercados de aplicativos, desde o banco até o transporte. Fácil acesso e com um simples “clique” conseguimos nos conectar com qualquer lugar do mundo. A tecnologia nos trouxe a oportunidade de nos comunicarmos diretamente no alvo. As redes sociais se tornarão acessórios de marketing e item obrigatório para se destacar.

E com o avanço da contabilidade e tecnologia, a Receita Federal vem se atualizando bruscamente e exigindo mais clareza e detalhamento de todas as operações que ocorrem nas empresas. O SPED (Sistema público de escrituração digital) vem sendo ampliado e inserido em diversas áreas do seu negócio. O último lançamento que agitou o meio corporativo foi o E-Social, agora as informações da folha de pagamento estão disponíveis ao fisco quase em tempo real.

Leia também: Como a R.Monteiro potencializa os negócios dos seus clientes atráves do uso da tecnologia

E as mudanças não param por aí…

Se você é empreendedor há mais de quatro anos, já ouviu falar no “Livro Diário”. Aquele livro de capa preta que provavelmente está guardado em algum armário da sua empresa, fazendo parte do arquivo. Nele contém todo o histórico de movimentações e operações econômicas. Sim, ele também se tornou digital com a união da contabilidade e tecnologia, e é enviado anualmente aos órgãos competentes.

Diante de todas essas mudanças a contabilidade é um dos mais importantes parceiros para sua empresa. É necessário acompanhar todas as exigências específicas relacionadas à sua atividade e particularidades. Assim como o resultado financeiro da sua empresa, garantindo longevidade ao negócio.

Estamos na era digital, empreender com responsabilidade é indispensável! E nós da R.Monteiro somos engajados em ajudar pessoas a empreender com responsabilidade de uma forma descomplicada.

Pâmela da Silva é coordenadora contábil na R.Monteiro

Share This