• Alameda Terracota, 215 - Sala 1303
    Union Park Espaço Cerâmica - São Caetano do Sul, SP
  • +55 (11) 4223-9400
    +55 (11) 9 7061-6685
  • ÁREA DO CLIENTE
Os 5 problemas mais comuns na Gestão Estratégica

A estratégia do seu negócio pode estar em risco, e a empresa não te notificará claramente sobre alguns problemas dos mais comuns. Sendo assim, listarei 5 problemas comuns que podem estar consumindo a Gestão Estratégica de sua empresa.

 

1 - Ausência de planejamento:

O mercado está cada vez mais competitivo, muitas mudanças vêm acontecendo em uma velocidade difícil de “agarrar nas mãos” e de fato, estar inserido em um mercado de muita mudança aumenta a necessidade de ter controle sobre as ações que a empresa está tomando.

A falta de planejamento é um agravante, pois além de te deixar sem acompanhamento do caminho em que a empresa está seguindo, te impossibilita definir novos procedimentos para garantir a assertividade nos objetivos e aprimorar a gestão estratégica da empresa.

2 - Ausência de controle financeiro:

Você gastou um valor pequeno para pedir que viessem arrumar uma luz queimada no escritório, fez algumas manutenções necessárias em sua empresa, viu que alguns boletos vieram no valor diferente do mês passado, ou as vezes não, e de repente, a empresa está negativa; Que surpresa!  

A falta do acompanhamento financeiro mensal, deixa de evidenciar possíveis despesas que estão retirando toda a força de investimento em seu negócio, o que pode acarretar num entrave de crescimento e uma limitação considerável no desenvolvimento de suas atividades.

Leia também Controle financeiro para pequenas empresas

3 - Falta de conhecimento da Formação de Preço e Gestão de Custos

A empresa está vendendo, mas será que o preço da sua mercadoria ou serviço está correto? O preço, em sua essência, deve cobrir os custos da empresa, eles fixos ou variáveis, as despesas (contas de energia, despesas administrativas), se rentabilizar, e ainda existe o termômetro de mercado que indicará se os preços são viáveis ou não, correto?

Dar descontos exorbitantes para conseguir se mostrar no mercado, não garantirá seu sucesso, pois sem o conhecimento dos custos de sua empresa, é improvável que esses descontos estejam sustentando a carga tributária, as despesas e a operação.

A gestão estratégica será assertiva com a evolução do conhecimento sobre os custos e sobre a formação correta dos preços.

Leia também Como utilizar a tecnologia para reduzir custos?

4 - Não elaborar Plano de Carreira

Contratar colaboradores para trabalhar sem que haja regras claras de pré-requisitos e plano de desenvolvimento pode impactar negativamente o engajamento da equipe e o alcance de macro objetivos operacionais. Isto ocorre, pois a falta de clareza e alinhamento ainda podem gerar diversas frustrações e um clima organizacional ruim e improdutivo.

5 - Indicadores de Qualidade

Onde eu quero chegar enquanto empresa? O quanto a empresa cresceu este mês? Quão mais próximo ou mais distante estou dos meus objetivos? Esses objetivos são possíveis?

A falta de indicadores de qualidade que avaliam o processo, pode gerar trabalho sem foco, perda de prioridades e aquela sensação de “nadar e morrer na praia”.

Estes indicadores também são úteis para mensurar a eficiência de sua Gestão Estratégica, que sem acompanhamento se consome facilmente na operação do dia a dia.

Se qualquer problema deste estiver ocorrendo em sua empresa, é provável que está no momento de investir tempo no planejamento para reverter esses malefícios.

Contabilidade completa, regularizada e de confiança