Qualificação Cadastral: Por que ela é tão importante?

Qualificação Cadastral: Por Que Ela é Tão Importante? - R.Monteiro

Por – Bárbara Parreira / Integrante da Equipe do Departamento Pessoal.

A qualificação cadastral é uma parte do sistema do eSocial que permite ao empregador realizar uma consulta prévia da situação do trabalhador que a empresa está contratando, oferecendo de forma simples identificar possíveis divergências de informações entre empresa e oz documentos pessoais do trabalhador no ato da admissão.

A qualificação cadastral foi criada pelo Governo Federal para apresentar de forma patronizada a regularidade dos cadastros das pessoas físicas, que terão registro em carteira e seus dados enviados ao eSocial.

Uma das principais propostas é acabar com a aglomeração de papéis e concentrando todas as informações no portal do eSocial em formato digital, mantendo assim dados e números de documentos sempre atualizados.

Caso a empresa não faça esse procedimento corretamente no ato da admissão e os dados do trabalhador apresentem divergências, ela fica impedida de enviar as informações para o eSocial.

Podendo assim, gerar multa pelo atraso na entrega e até ser notificada por informações incorretas, por isso, é de extrema importância realizar a qualificação cadastral no ato da admissão do trabalhador.

Para realizar a consulta, é bem simples, e pode ser realizada pelo portal do eSocial e gratuitamente.

Leia também: Como está sendo o processo de implantação do eSocial após dois anos?

Quais os dados necessários para realizar a consulta da Qualificação Cadastral?

Nome, Data de nascimento, CPF e PIS do trabalhador. Essas quatro informações são as necessárias para que você consiga realizar a consulta. Dentro dessa ferramenta conseguimos ter acesso aos dados do trabalhador junto a previdência e FGTS.

Está tudo correto? O que eu faço?

Uma vez estando correto os dados, o procedimento é apenas dar sequência no registro do Funcionário.

Em casos de divergências de informação não há necessidade de o trabalhador ir até uma agência da Caixa ou Ministério do Trabalho, ele poderá resolver tudo ligando no 135 e realizar o procedimento necessário para atualizar os dados e assim, a empresa consegue no mesmo instante, realizar a qualificação cadastral.

Informação Adicional

Você sabia que o Governo tem incentivado preferencialmente a emissão das CTPS (Carteira de Trabalho) de forma Digital? Nesta condição, as pessoas conseguem acompanhar todas as informações referente ao seu histórico de emprego, através de um aplicativo, sendo mais fácil e seguro a consulta de todas essas informações.

É importante estarmos preparados para a era digital que o Governo tem se inserido, fazendo com que estejamos mais integrados, com acesso às nossas informações de forma mais objetiva.

É isso que acontece com a qualificação cadastral, uma forma mais simples e eficiente de consultar se todas as suas informações perante aos órgãos do Governo estão corretas e atualizadas.

Isso ajuda na desburocratização dos processos do Governo facilitando a correção inclusive destes dados (e atualização) de forma mais simples.

Qual o ganho da Qualificação Cadastral?

A qualificação cadastral é um procedimento importante que visa manter os cadastros das pessoas atualizados junto às declarações enviadas à Receita, evitando falhas ou erros nos informativos que poderão impactar diretamente a aposentadoria do trabalhador.

Classifique nosso post [type]

Deixe um comentário

Últimos posts:

Categorias
Arquivos
Recomendado só para você
A internet nos propiciou a entrada em um universo quase…
Cresta Posts Box by CP