O Customer Success ou Sucesso do Cliente é uma metodologia que busca garantir que o cliente alcance todo o potencial desejado no momento em que procurou por aquele produto ou serviço.

Essa prática se trata de um acompanhamento do caminho que o cliente trilha desde antes da compra até a utilização dessas soluções. Sempre pensando em cada etapa para que ele viva a melhor experiência em cada interação com a empresa.

Isso se baseia principalmente no atendimento ao cliente, pois antes de comprarmos um produto ou serviço compramos o atendimento que nos é dado. Além da atenção que é fornecida e o interesse demonstrado em solucionar a dor que apresentamos.

Conheça mais sobre o sucesso do cliente

É importante lembrar que apesar de ser baseado no atendimento ao cliente, o Sucesso do Cliente não é apenas isso. Pois ainda que bem atendido, o seu cliente precisa ver resultado e eficiência no seu produto. Por isso, essa área busca garantir a melhor experiência de atendimento com o sucesso na utilização do produto ou serviço contratado.

Normalmente esse departamento é encontrado em empresas de tecnologia. Porém, mesmo oferecendo um serviço mais conservador, como geralmente é a contabilidade, a R. Monteiro implantou o departamento de Sucesso do Cliente. Essa ideia surgiu ao notar que o nosso cliente poderia alcançar o sucesso no seu negócio se, desde o início, as suas interações com a R. Monteiro fossem assertivas e focadas nele.

Conheça mais sobre o Sucesso do Cliente na R.Monteiro

Aqui nós acreditamos que a dor do cliente precisa ser sentida e compreendida antes mesmo de iniciar o processo de venda. Isso para que de forma clara e transparente seja possível apresentar as nossas soluções e verificar quais problemas do cliente poderemos realmente resolver.

Dessa forma, fomos criando o departamento de Sucesso do Cliente. Colocamos o cliente como o centro do nosso negócio, pensamos em cada etapa da sua jornada. Desde o momento da pré-venda, o processo de Onboarding e a implantação com todos os departamentos até o momento de pós-vendas.

Entendemos também que cada cliente tem uma dor específica e que é necessário dar uma solução personalizada para cada um. E não apenas oferecer um produto geral a fim de resolver o problema de todos.

Leia também: Por que é importante ter um bom relacionamento com o cliente?

Serviços personalizados para atender as mais diversas necessidades

Focando em cada detalhe hoje temos, por exemplo, um pacote pensado para cada tipo de empresa e processos desenhados para cada etapa da jornada do nosso cliente. Além de cursos para empreendedores, campanhas especiais, pós-vendas, entre outros processos.

Com isso, desde que implantamos esse departamento pudemos notar uma mudança dos nossos clientes. Eles têm se sentido mais acolhidos nesse processo de entrada, notamos também que toda a jornada deles tem sido mais tranquila rumo ao sucesso.

Com certeza, estaremos sempre em evolução, pensando em melhorias para os nossos processos e desenvolvendo novos métodos de trabalho.

Mas o que podemos afirmar é que pensar na jornada e no sucesso do nosso cliente mudou o nosso ponto de vista quanto à forma de atender e também o ponto de vista dos nossos clientes quanto à R. Monteiro. Pois isso vem nos tornando, sem dúvida, o maior parceiro de negócios deles.

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