Você sabe quais são as diferenças entre departamento pessoal x recursos humanos? Calma e vem comigo que irei te explicar!

Muitas vezes esses setores se confundem, por que ambos trabalham diretamente com o empregado, entretanto, é de suma importância sabermos as diferenças entre eles.

Conheça o departamento pessoal

O “DP” sigla abreviada do setor de departamento pessoal, surgiu junto a segunda revolução industrial e tinha como objetivo realizar os pagamentos, contratar e demitir. Ele é o setor responsável pela parte burocrática e administrativa do empregado, como questões jurídicas, legais e financeiras e é dividido em três subsistemas principais:

  • Admissão: Exames admissionais e periódicos, afastamentos, benefícios, etc.
  • Folha de pagamento: Controle de horários, férias, 13° salário, etc.
  • Rescisão: Cálculos e adequações jurídicas.

Vale frisar que, com o e-Social vigorando a partir de maio de 2021, para todos os grupos das empresas, todas as informações do departamento pessoal nele prestadas, tais como, folha de pagamento, férias, afastamentos e rescisões, precisam estar 100% alinhadas e enviadas dentro dos prazos legais, para que assim, sejam evitadas possíveis multas.

Entenda qual o trabalho do departamento de recursos humanos

Já o “RH” sigla abreviada de recursos humanos, surgiu na década de 90 com o objetivo de cuidar dos talentos/empregados e fazer com que os investimentos iniciais não fossem desperdiçados. Ele é o setor que administra as relações humanas e a parte comportamental do empregado. Potencializando, desenvolvendo as competências e habilidades, e possui alguns subsistemas principais:

  • Recrutamento e Seleção:
  • Treinamento e Desenvolvimento
  • Avaliação de desemprenho e melhorias

Departamento pessoal x recursos humanos

Em resumo, recursos humanos gerencia a política da empresa visando as competências e habilidades, e o departamento pessoal gerencia a burocracia laboral do empregado. São departamentos distintos, entretanto, de extrema importância e ambos precisam estar alinhados com o escopo e o planejamento organizacional.

Muitos empresários sofrem com dúvidas e problemas que surgem, por não ter bem estruturado os setores de departamento pessoal e recursos humanos, por isso, algumas empresas optam por terceirizar esses serviços, onde é importante contar com uma contabilidade, e é aí que entra o papel da R. Monteiro que será seu parceiro.

Leia também: Burocracias resolvidas pelo departamento pessoal

Conheça a R. Monteiro

Nosso lema é empreender com responsabilidade e entendemos das principais dificuldades dos empreendedores de hoje em dia. Sendo assim, administramos da melhor forma, evitando e diminuindo os possíveis conflitos, uma vez que, somos especializados em determinados subsistemas.

Tratamos do departamento pessoal em especial, no qual iremos administrar a vida laboral dos empregados, entregando seus pagamentos e tributos de maneira simples e eficaz, conforme a legislação e inclusive os prazos pertinentes do e-Social e auxiliaremos nas principais dúvidas que possam surgir no meio do caminho.

Para o departamento de recursos humanos, temos empresas parceiras que podem abordar e alinhar as maiores dificuldades e realizar um trabalho, conforme as necessidades apontadas, dentro de um escopo personalizado.

Por fim, com as diversas mudanças de legislação, substituições de encargos, programas sociais e o enfrentamento que precisamos para a pandemia, é de suma importância o acompanhamento da R. Monteiro que está apta para auxiliar e entender do seu negócio. 

Share This