O trabalhador autônomo é aquele que desenvolve suas atividades com liberdade e independência, que presta serviço em caráter eventual, a uma ou mais empresas, sem relação de emprego.

O autônomo diferente do empregado, não está sujeito a um controle diário de jornada de trabalho, não cumpri uma quantidade rígida de horas trabalhadas e não possui subordinação. Sendo assim, não são asseguradas as mesmas verbas trabalhistas devidas ao empregado, como por exemplo: férias, 13º salário e aviso prévio.

É importante lembrar que com a reforma trabalhista a contratação de autônomos, mesmo de forma exclusiva, não caracteriza vínculo empregatício.

É responsabilidade da empresa a retenção e recolhimento previdenciário do autônomo que lhe prestar serviços, desta forma, as informações deverão ser enviadas a R.Monteiro através de planilha antes do fechamento da Folha de Pagamento para que sejam recolhidos os valores relativos ao INSS e IRRF.

As informações referentes aos autônomos também deverão ser qualificadas e enviadas ao e-Social, juntamente com a folha de pagamento sempre que houver a prestação de serviço.

Share This