7 dicas para alcançar o equilíbrio financeiro em empresas
A boa gestão financeira garante solidez e respeitabilidade para as empresas, dois valores que são essenciais para um bom desempenho no mercado. Para tanto, a gestão bem feita deve almejar o equilíbrio financeiro, momento no qual a empresa consegue arcar com os próprios custos. Sabemos que esse cenário é um grande desafio, dado o atual contexto econômico, por esse motivo, iremos pontuar 7 dicas para sua empresa alcançar o tão sonhado equilíbrio financeiro. E, ao final do texto, você também vai encontrar uma dica bônus para tornar a sua gestão financeira mais independente.
Mas, antes de abordarmos as 7 dicas e o bônus que vão colaborar com o sucesso e a boa gestão do seu empreendimento, é importante compreendermos mais profundamente o que é equilíbrio financeiro. Esse conceito trata do momento no qual a empresa alcança o faturamento mínimo necessário para pagar suas despesas e não apresentar prejuízo, ou seja, não afetar sua margem de lucro. Esse momento também é conhecido como ponto de equilíbrio financeiro e é um importante marco para o negócio conseguir mais lucro e, com isso, realizar mais investimentos estratégicos.
Para a gestão financeira da sua organização conseguir esse ponto de equilíbrio, temos 7 dicas, além da dica bônus, que podem ajudar muito no crescimento do seu negócio.
- Organize entradas e saídas
Por mais que pareça óbvio, para muitos gestores ainda é um desafio sincronizar as entradas e saídas de uma empresa. Portanto, nossa primeira dica é que você garanta que só fará um pagamento depois de receber de um cliente. Assim, você garante que a entrada e saída de valores aconteça de uma maneira que o seu caixa não fique desfalcado.
- Reinvista os lucros em tecnologia
É muito importante usar os lucros para investir em melhorias, especificamente melhorias tecnológicas. Para conquistar o equilíbrio financeiro, invista os lucros em aprimoramento tecnológico que ajude a gestão financeira. Pesquise softwares que possam auxiliar no controle do caixa, busque ferramentas que otimizem a sua gestão e colaborem com a produção de dados estratégicos sobre a saúde financeira da sua organização.
- Faça a análise dos indicadores
A tecnologia é uma importante aliada na conquista do equilíbrio financeiro, uma vez que é, através do seu uso, que poderemos ter acesso a vários dados estratégicos sobre a gestão de uma empresa. Cultive o hábito de consultar esse tipo de dado e analisar o que eles mostram sobre a saúde financeira do seu negócio.
Por exemplo, um software que controla as entradas e saídas da empresa pode indicar qual é a maior fonte de gastos ou mesmo em que setor que os custos variam mais. Todas as informações são elementos importantes para conquistar equilíbrio financeiro e garantir uma gestão mais estratégica.
- Faça e consulte periodicamente o planejamento estratégico
Você já tem um planejamento financeiro? Se sim, é importante consultá-lo periodicamente. Se ainda não tem, o primeiro passo é fazer um. O planejamento estratégico funciona como um mapa, por isso, você sempre deve voltar a ele e consultá-lo. Por exemplo, é nesse planejamento que você encontrará dados tais como: quais são os projetos da empresa? Como eles serão executados? Quais os prazos? Quanto irá custar?
Além disso, é muito relevante que sua equipe mais próxima tenha acesso a essas informações para que as demais áreas da empresa também tomem decisões assertivas. O planejamento estratégico vai colaborar para você saber para onde sua empresa quer ir e quanto ela precisa investir.
- Organize um plano de ação em caso de inadimplência
O equilíbrio financeiro só é alcançado com um plano de ação em caso de inadimplência. Isso significa que é preciso estabelecer diretrizes para lidar com clientes que não pagam, ou que atrasam o pagamento.
Uma saída que pode ser eficaz é fazer uma lista de bons e maus pagadores para mapear quem são os clientes que podem apresentar problemas.
- Verifique gastos com banco
Outro passo importante na busca por equilíbrio financeiro é verificar quais são os custos da sua empresa com serviços bancários. Algumas instituições cobram taxas para serviços que não utilizamos, o que representa uma fonte de custos desnecessária.
- Mantenha o controle do estoque e dos custos
O equilíbrio financeiro requer um controle efetivo sobre os custos e gastos da sua empresa. Por esse motivo, é muito importante manter o estoque sob controle, assim como os custos que envolvem toda produção.
Dica Bônus: Faça um BPO financeiro
Conseguir equilíbrio financeiro requer uma boa gestão das finanças e, para isso, é preciso tempo e expertise. Por esse motivo, terceirizar esse setor é um passo estratégico na busca por mais saúde financeira.
Confiar a gestão financeira e contábil da sua empresa para a RMonteiro é o caminho certo para conquistar o equilíbrio financeiro que o seu negócio precisa para crescer e se desenvolver. Dessa forma, você consegue mais tempo para se concentrar naquilo que realmente importa: gestão estratégica. Acesse nosso site e entre em contato com um de nossos consultores, nós temos a solução ideal para você.