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Lucratividade e Rentabilidade: entenda esses índices

Ué... mais os dois não são a mesma coisa? Você deve ter pensado isso ao ler esse título, não é mesmo? Mas precisamos explicar melhor a definição de cada um. A lucratividade e rentabilidade muitas vezes são conceitos confundidos, por se tratarem da perspectiva de quanto maior o percentual, melhor. Entretanto, são entendimentos bem diferentes e que te ajudam na gestão de seu negócio.

 

O que é lucratividade?

Lucratividade é um percentual que encontramos fazendo a divisão do lucro líquido pelo valor das vendas. Este percentual demonstra a eficiência operacional da empresa, ou seja, o que ela gera com a realização de atividades.

E a rentabilidade, o que é?

A rentabilidade também é um índice construído pela divisão do lucro líquido, mas nele utilizamos o investimento realizado na empresa, em vez do valor das vendas. Com ele, mensuramos se a empresa retorna o investimento nela realizado.

Quais informações posso retirar sobre lucratividade e rentabilidade?

Para a lucratividade, o índice demonstra quanto de dinheiro sua operação está gerando, vamos exemplificar:

Uma empresa tem o lucro líquido de R$ 10.000,00 reais, enquanto seu faturamento fora R$ 50.000,00, dividindo um pelo o outro, teríamos o percentual de 20% (0,02 daí multiplicamos por 100).

Isso nos diria que, a cada R$ 100,00 que vendemos, teríamos 20% de Lucro, ou seja, R$ 20,00.

Este índice te ajuda a entender o quanto você pode reinvestir em sua empresa, qual a margem de investimento que poderá ser realizada.

Para a rentabilidade o processo é um pouco diferente, e para facilitar a compreensão vou demonstrar um exemplo. Suponhamos que sua empresa, tenha investido R$ 5.000,00 na área comercial para vender seus serviços no período de Março/2019. Em abril, quando a contabilidade te enviar o balancete referente a este período, haverá reconhecido, por exemplo o lucro líquido de R$ 12.000,00.

O cálculo da rentabilidade deste investimento na área comercial será R$ 12000,00 / R$ 5.000,00, (o resultado multiplicamos por 100) e o percentual seria 240%.

Isso significa que a cada R$ 1,00 investido nesta ação da área comercial, gerou R$ 2,40 para a empresa.

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Minha empresa pode ter lucratividade sem ter rentabilidade?

Isso pode acontecer sim, por exemplo, pode haver lucro em sua operação, mas os investimentos realizados nela não estão sendo rentáveis.

Vale a pena pensar nesses índices para definir estratégias e entender melhor seu negócio. Com estas duas informações você consegue analisar se a empresa está gerando recurso para possibilitar retiradas de lucro, reinvestimentos, ampliação, contratação de novos colaboradores, aumento do quadro fabril e da localização de atendimento, entre outros.

Já com a rentabilidade, te possibilita enxergar se está havendo eficiência nas ações executadas para analisar se há eficiência e o quão positivo (ou não, pode acontecer) está sendo para a empresa.

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Esses indicadores se aplicam a quais tipos de empresa?

Aí é que está, os indicadores de lucratividade e rentabilidade podem ser utilizados em qualquer empresa, independente do regime tributário, atividade ou tamanho.

Isso me ajuda a crescer?

Conhecer os índices é importante para que você tenha clareza do andamento da empresa e de sua rentabilidade, considerando que informação clara e objetiva pode de trazer oportunidades mais para a tomada de decisão, sim, são extremamente importantes.

Entretanto, vale ressaltar que só os índices de lucratividade e rentabilidade não vão tomar as ações por si, garantirão um conhecimento que é essencial para um desenvolvimento consciente, mas que será necessário empenho nas ações definidas a partir deles.

Cosme Leite > Contador

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