• Alameda Terracota, 215 - Sala 1303
    Union Park Espaço Cerâmica - São Caetano do Sul, SP
  • +55 (11) 4223-9400
    +55 (11) 9 7061-6685
  • ÁREA DO CLIENTE
Espera aí, o que é fluxo de caixa?

Se você já pesquisou a respeito de finanças, provavelmente se deparou com esse termo chamado “fluxo de caixa”, mas o que é isso de fato?

O relatório que chamamos de fluxo de caixa serve para que você faça um acompanhamento dos saldos das contas bancárias e do ‘caixa’ da empresa, enxergando tudo o que há para ser pago e recebido.

Isto é importante para a minha empresa?
 

Sim, o fluxo de caixa é o controle das informações financeiras que possibilita entender qual a movimentação diária da sua empresa. Assim é possível criar o hábito de validar as despesas e verificar os recebíveis da sua empresa.

Como faço para iniciar o processo de implantação de fluxo de caixa na minha empresa?
 

O procedimento mais indicado para criar o fluxo de caixa é ter um sistema onde você possa alimentar todas as contas a serem pagas (contas de água, energia, aluguel, salários, entre outras contas fixas) e todas as contas a serem recebidas (Notas fiscais, outras receitas que a empresa tenha).

Possibilidades – Fluxo de Caixa projetado:
 

O fluxo de caixa projetado, como o nome diz, permite simular os saldos futuros das contas com base nas informações que você alimentou em seu sistema. Com isso, você tem um leque de possibilidades:

·Verificar a necessidade de Caixa (Recurso):

Uma das perguntas que o fluxo de caixa te permite responder é se, por exemplo, no mês seguinte a sua empresa conseguirá realizar todos os pagamentos. Assim, você poderá entender se existe a necessidade de recurso.

·Verificar antecipadamente se a empresa gerará Lucro:

Basicamente, se a empresa estiver com um valor a receber maior do que o que ela tem a pagar estima-se que ela terá lucro. Neste caso, você pode ir acompanhando esses saldos para validá-los e enxergar se o relatório está de acordo com a realidade.

Leia Também: Inova Simples facilita abertura de Startups no Brasil

·Possibilidade de tomada de decisão:

E para te tranquilizar, o fluxo de caixa dá uma visibilidade maior da empresa em decorrência do tempo, o que te fornece informação antecipada para tomar decisões importantes que podem garantir a continuidade da empresa. Imagina poder visualizar se os investimentos que estão no planejamento ocorrerão de forma tranquila, sem comprometer o poder de pagamento da empresa?

·Controle é sinônimo de tranquilidade:

Quanto mais próximo das finanças da sua empresa você estiver, mais assertiva as decisões se tornam. Mesmo que você não possa prever o improvável, a margem aqui te dá segurança para correr alguns ‘riscos’ e fazer mudanças que possam alavancar seu negócio.

Como a R.Monteiro pode te ajudar

Estamos com um novo produto chamado BPO Financeiro. Em um dos módulos desse serviço, o fluxo de caixa é realizado por nós e você consegue ter essa visibilidade do seu negócio. Além, é claro, de receber relatórios semanais sobre como estão suas finanças. E para fechar com chave de ouro, você ainda conta com uma reunião mensal (pode ser realizada via plataforma digital – video conference), que te possibilita uma visão mais analítica das finanças.

 

E aí, gostou da ideia?

 

 

 

 

Contabilidade completa, regularizada e de confiança