• Alameda Terracota, 215 - Sala 1303
    Union Park Espaço Cerâmica - São Caetano do Sul, SP
  • +55 (11) 4223-9400
    +55 (11) 9 7061-6685
  • ÁREA DO CLIENTE
Contabilidade para Startups? Como funciona?

Você sabe como funciona a contabilidade para startups? Primeiro é preciso entender um pouco como elas funcionam: as startups são empresas que trabalham com um modelo de negócio que possui duas características principais:

- Escalável: capacidade de entregar o mesmo produto ou serviço em grande escala.

- Repetível: crescimento das receitas com um aumento pequeno dos custos.

Um produto repetível e escalável traz inúmeras vantagens, uma vez que ele promete atingir um grande número de clientes e gerar lucro de forma rápida.

Para um negócio, ser repetível significa que ele consegue vender o mesmo produto ou serviço em escala potencialmente ilimitada. Já ser escalável significa crescer as receitas cada vez mais, sem que isso traga um aumento nos custos.

 

Como funciona o Planejamento tributário para Startup?

Apesar de ter um modelo de negócio diferente das empresas tradicionais, não existe nenhuma legislação tributária e contábil específica para as startups.

Desta forma, é muito importante contar com o apoio da contabilidade para startups para definir, através do planejamento tributário, qual a melhor forma de tributação entre os regimes fiscais existentes, evitando recolhimento com uma carga superior e minimizando os riscos de problemas com o fisco.

 

Atualmente, possuímos três regimes tributários:

- Lucro Presumido: é uma forma de tributação considerada simplificada, pois permite à Receita Federal determinar a base de cálculo do Imposto de Renda Pessoa de Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) sem que se apure, necessariamente, o lucro contábil da empresa.

- Lucro Real: nesse regime, o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) são calculados a partir do lucro contábil, apurado pela pessoa jurídica, acrescido de ajustes (positivos e negativos) permitidos pela legislação fiscal.

Simples Nacional: é um regime tributário que une os principais tributos e contribuições existentes no país, em sua grande maioria administrados pela Receita Federal, mais o ICMS (de âmbito dos Estados e DF) e o ISS (de âmbito dos municípios).

Leia mais: Indicadores financeiros: Quais são os mais importantes?

 

Como funciona a contabilidade para Startups?

A contabilidade para startups deve ser realizada por um profissional que entenda esse modelo de negócio e acompanhe a empresa em todas as suas fases.

No início de uma startup, o empreendedor normalmente está focado no MVP (produto minimamente viável), e não se preocupa com a burocracia e com controles financeiros e contábeis essenciais para a escalabilidade do seu produto.

 

Benefícios desse tipo de contabilidade

A escolha de uma contabilidade qualificada traz, para o empreendedor, um apoio na elaboração do seu plano de negócio e um orçamento empresarial, podendo, dessa forma, analisar a viabilidade do negócio baseado nos controles financeiros e contábeis, avaliar os erros e acertos e definir metas com mais efetividade.

A contabilidade para startups poderá também auxiliar o empreendedor através de dashboards que demonstrem as informações contábeis de forma descomplicada, possibilitando melhor entendimento dos números e tomada de decisões assertivas.

Além disso, a contabilidade para startups auxilia o empreendedor no controle contábil dos aportes de investimentos que costumam ser recebidos pelas startups.

O empreendedor deve implantar desde o início do negócio um controle financeiro, pois através de uma boa gestão financeira poderá ter controle do fluxo de caixa. O contador poderá auxiliar o empreendedor nessa gestão e indicar um ERP que atenda às necessidades da empresa, de acordo com o seu ramo de atividade.

Ao realizar o controle financeiro, o empreendedor consegue planejar os próximos meses ou anos e determinar planos de ação para melhorar a rentabilidade da startup.

A R.Monteiro estrutura os seus pacotes de serviço para atender a sua empresa em todas as fases do negócio, o que possibilita o acompanhamento da startup desde o início, traz dados contábeis descomplicadas e garante que o empreendedor tenha segurança das informações na tomada de decisão. 

Contabilidade completa, regularizada e de confiança