• Alameda Terracota, 215 - Sala 1303
    Union Park Espaço Cerâmica - São Caetano do Sul, SP
  • +55 (11) 4223-9400
    +55 (11) 9 7061-6685
  • ÁREA DO CLIENTE
A importância do escritório de contabilidade para o crescimento das empresas

O escritório de contabilidade é o principal parceiro de negócios do empreendedor. Por meio da contabilidade o agenciador possui a informação necessária para que o empreendimento cresça de forma segura.

Os registros contábeis fornecem informações sobre custos, despesas, encargos, tributos e outros dados que ajudam o empreendedor a tomar decisões de forma responsável na estruturação do seu negócio.

 

Por que as organizações fecham?

Quase metade das empresas fecham suas portas em até dois anos. A principal razão é a falta de capital de giro, seguida da falta de clientes e de problemas financeiros.

O escritório de contabilidade pode exercer um papel de extrema importância na organização da empresa, como: a estruturação contábil, o planejamento fiscal e financeiro, além de medir a rentabilidade da corporação.

Este papel pode ser ainda mais efetivo quando o escritório de contabilidade já tem conhecimento e experiência no ramo de atividades de seu cliente.

Leia também Os 5 problemas mais comuns na gestão estratégica 

O escritório de contabilidade auxilia no desenvolvimento

O escritório de contabilidade participa do desenvolvimento da empresa desde sua constituição, ajudando as pessoas que querem empreender a planejar o negócio delas, além de fazer o registro na Junta Comercial e regularizar a corporação nos demais órgãos necessários para desempenho de suas atividades.

A falta de informações específicas faz diferença quando o negócio estiver tracionando, pois, a opção pelo Simples Nacional nem sempre é a melhor escolha. Algumas atividades necessitam de registros e alvarás específicos, e o escritório de contabilidade pode atuar preventivamente ajudando o empreendedor a fazer as melhores escolhas.

Os custos com funcionários que devem respeitar a convenção coletiva da categoria e a carga tributária são essenciais na formação do preço final, e somente um escritório de contabilidade com experiência no segmento poderá ajudar o empreendedor com eficiência.

Leia também Como aumentar o faturamento a sua empresa?

A contabilidade também é uma ferramenta de gestão para a sua empresa

A contabilidade deve ser utilizada como ferramenta de gestão. Muitos empresários acabam não utilizando dados e avaliações contábeis, perdendo a oportunidade de estruturar de forma saudável o negócio.

O escritório de contabilidade deve esclarecer e estruturar com o cliente o plano de pagamento de impostos, além de fazer comparativo tributário de forma que minimize o impacto dos tributos sobre a empresa, sempre de forma legal.

Além do pagamento dos impostos há uma série de obrigações acessórias, como SPED, E-Social, Declarações de Impostos Diversos, com previsão de altíssimas multas.

O escritório de contabilidade que faz bom uso de tecnologia pode garantir o cumprimento destas obrigações, minimizando muito os riscos do empresário e o temido “passivo oculto”. Os cuidados na área trabalhista, cumprimento dos direitos dos funcionários e encargos é ainda mais sensível.

Quais são as obrigações fiscais de uma empresa?

O empreendedor desconhece a quantidade de obrigações da empresa, prazos e informações necessárias, além da complexidade tributária, que compõe o preço do produto dele.

Outro ponto importante para os empreendedores é a retirada de lucros e de pró-labore dos sócios. O escritório de contabilidade pode esclarecer e estruturar esta remuneração evitando elevada tributação do IRPF em relação à retirada de pró-labore, uma vez que os lucros devidamente demonstrados na contabilidade são isentos de IRPF.

Leia também IRPF - Declaração completa ou simplificada? Qual o melhor?

O acompanhamento financeiro

O acompanhamento regular dos balancetes e demonstrações de resultados propiciam ao empreendedor uma visão mais clara do negócio, mesmo não tendo grandes conhecimentos de finanças e planejamento.

Alguns escritórios de contabilidade ainda podem atuar na terceirização da operação financeira do cliente, implantando softwares de gestão, fazendo o faturamento dele, emissão de notas fiscais, contas a pagar e receber, gestão financeira, controle do estoque, fornecendo insights importantes para a gestão do negócio, além de possibilitar ao empreendedor poder focar naquilo que realmente faz com paixão: desenvolver, aprimorar e vender as suas soluções.

Contando com um escritório de contabilidade parceiro o empreendedor poderá expandir os negócios com segurança, de forma estruturada e responsável.

Nós da R.Monteiro Contabilidade & Gestão, acreditamos que os empreendedores irão transformar nosso país em um lugar melhor. Por isso, nosso propósito é ajudar as pessoas que querem empreender com responsabilidade.

Vamos juntos construir este país de nossos sonho, clique aqui e entre em contato conosco! 

Contabilidade completa, regularizada e de confiança