• Alameda Terracota, 215 - Sala 1303
    Union Park Espaço Cerâmica - São Caetano do Sul, SP
  • +55 (11) 4223-9400
    +55 (11) 9 7061-6685
  • ÁREA DO CLIENTE
Aspectos Tributários para Empresas de Tecnologia

Aspectos Tributários para Empresas de Tecnologia

A gestão fiscal e tributária é um assunto muitas vezes complexo e de grande preocupação para o empreendedor.

As empresas de TI e internet devem ter atenção especial a este assunto, pois os impostos a serem pagos vão variar conforme o tipo de serviço prestado e o regime tributário adotado pela empresa.

As empresas de TI devem contar com um planejamento tributário adequado, correto enquadramento da área de atuação e atividades, além de um acompanhamento constante da legislação.

Habitualmente a empresa em início de atividades tende a fazer a opção pelo Simples Nacional, mas nem sempre esta é a melhor escolha.

Boa parte das atividades relacionadas à área de tecnologia e intermediação de negócios, no caso de algumas plataformas de serviços, deve ser tributada pelo anexo V, que tem alíquota mínima de 15,5 % sobre o faturamento.

Porém, a empresa poderá ser tributada pelo anexo III, que tem alíquotas a partir de 6 %, se o seu fator “R” for superior a 28 %. O fator “R” é a relação da sua folha de pagamento, incluindo pró-labore, sobre a receita da empresa.

Uma outra opção que pode ser vantajosa, dependendo do faturamento da empresa, é o Lucro Presumido, que pode ter uma carga tributária de 13,33 % a 16,33 %, dependendo do município sede.

As regras municipais também devem ser consideradas pois o ISS, imposto do município, pode variar de acordo com a atividade e o município.

Estas são algumas das verificações importantes para a escolha da melhor tributação para a sua empresa. A contabilidade pode ajudar o empresário com algumas simulações, para que o empresário faça as melhores escolhas para o seu negócio economizando com impostos anualmente, de uma forma segura e legal.

Veja os serviços que oferecemos para empresa de TI:

Formalização do Negócio;

Escolha da tributação mais adequada;

Apoiamos a implantação de controles financeiros e sistemas de gestão; Apuração e disponibilização de impostos com ótimo prazo;

Demonstrações e Análises Contábeis Mensais;

Demonstrativo de Lucros com Isenção de Impostos;

Folha de Pagamento e Holerites Online;

Cumprimento das Obrigações Federais, Estaduais e Municipais;

Acompanhamento periódico da regularidade fiscal;

Plataforma Online de Atendimento;

Luís Monteiro é contador, CEO da R.Monteiro Serviços Contábeis e Co-Founder da Emeraki Gestão e Negócios voltados para Statups, formado em Ciências Contábeis pela Metodista e pós Graduado em Gestão de Serviços pela Metodista.

Contabilidade completa, regularizada e de confiança