• Alameda Terracota, 215 - Sala 1303
    Union Park Espaço Cerâmica - São Caetano do Sul, SP
  • +55 (11) 4223-9400
    +55 (11) 9 7061-6685
  • ÁREA DO CLIENTE
Controle Financeiro para Pequenas Empresas

Controle Financeiro para Pequenas Empresas

     Ter um controle financeiro eficaz e manter uma vida financeira saudável é primordial para que as pequenas empresas se desenvolvam e se mantenham competitivas no mercado, sem controle financeiro o empreendedor não consegue acompanhar os valores a receber, a pagar e geralmente as despesas dos sócios se misturam com as da empresa, desta forma não é possível avaliar se a empresa está ou não tendo lucro.

     Destacamos algumas práticas que contribuem para que as pequenas empresas mantenham uma vida financeira saudável:

     - Separar as finanças da empresa e da pessoa física: é essencial manter as finanças dos sócios separadas da empresa, sugerimos definir um pró labore que deve ser retirado mensalmente pelos sócios e posteriormente com base nos resultados da empresa realizar a distribuição de lucros. Desta forma é possível manter as finanças da empresa sob controle.

     - Sistema de controle financeiro: realizar o controle financeiro manualmente e utilizando planilhas não é a melhor prática pois aumenta o risco de erros na inserção de informações, investir em um sistema de controle financeiro possibilita controlar o financeiro da empresa de forma simples. Atualmente existem sistemas online com baixo custo e possuem relatórios que auxiliam na análise dos resultados da empresa.

     - Registro das movimentações financeiras: As entradas e saídas devem ser registradas imediatamente após ocorrerem e padronizar a classificação dos lançamentos para que o empreendedor possa acompanhar a evolução das receitas e despesas.

     - Fluxo de caixa: todas as entradas e saídas devem ser registradas no fluxo de caixa e o acompanhamento deve ser realizado periodicamente, possibilitando verificar se os pagamentos e recebimentos previstos foram realizados e auxilia na decisão do melhor momento para realizar novos investimentos ou corte de custos e despesas.

     - Analisar a redução de custos e despesas: ao analisar o fluxo de caixa o empreendedor deve acompanhar se o valor das entradas superam os valores das saídas, se isso não ocorrer, devem ser realizados cortes nas saídas para equilibrar o fluxo de caixa.

     Não perca tempo, comece a fazer a gestão financeira da sua empresa, conhecer e cuidar corretamente das finanças da empresa é trabalhar para que ela continue existindo por um longo tempo.

     Se ficou alguma dúvida sobre como fazer o controle financeiro ou na aquisição de um sistema financeiro entre em contato com o nosso departamento contábil, temos parceria com diversos sistemas que oferecem desconto para nossos clientes e podemos auxiliar na escolha que atende a necessidade da sua empresa.

  O nosso Whatsapp é o 97061-6685, fique a vontade para nos contatar.

 
Fabiana Verdolini, Diretora do Departamento Contábil, Contadora pela Fundação Santo André, e pós graduada em Consultoria e Gestão empresarial pela Trevisan

Contabilidade completa, regularizada e de confiança