• Alameda Terracota, 215 - Sala 1303
    Union Park Espaço Cerâmica - São Caetano do Sul, SP
  • +55 (11) 4223-9400
    +55 (11) 9 7061-6685
  • ÁREA DO CLIENTE
Contratação de estagiário

Contratação de estagiário

O contrato de estágio possui a finalidade de complementar a formação do estudante por meio de atividades práticas. A validade da contratação de estágio é dada quando celebrado o termo de compromisso entre o estagiário, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino, podendo ter agente de integração que são entidades que visam aperfeiçoar o processo de estágio e auxiliar na busca do estagiário no mercado de trabalho.

   Quem pode realizar a contratação de estagiário, são empresas de maneira geral e profissionais liberais, atentando-se ao número máximo de estagiário em relação ao quadro de empregados, conforme demonstrado abaixo:

a)   De 1 a 5 empregados: 1 estagiário;
b)   De 6 a 10 empregados: até 2 estagiários;
c)   De 11 a 25 empregados: até 5 estagiários;
d)   Acima de 25 empregados: até 20% de estagiários.

   A jornada de trabalho do estagiário varia de 4 horas diárias e 20 horas semanais no caso de estudante de educação especial e dos anos finais de ensino fundamental na modalidade profissional jovem adulto e 6 horas diárias totalizando 30 horas semanais para estudantes do ensino superior e educação profissional nível médio e ensino médio regular.

   O contrato de estagiário não é protegido pela CLT, portanto o estagiário não pode realizar horas extras e não tem direitos aos benefícios dos demais empregados. É importante ressaltar que o estagiário também deve realizar exames médicos relativos ao trabalho.

   A partir de julho/2018, os estagiários também deverão ser informados no e-Social, desta forma, as empresas que possuem estagiários e não são cadastrados na Folha de Pagamento, é importante incluir, para que as informações sejam transmitidas juntamente com os empregados ao e-Social.

 

Tatiane Rodrigues - Coordenadora do Departamento Pessoal na R.Monteiro Assessoria Contábil, graduada em Administração de Empresas e Pós-Graduanda em Direito do Trabalho.

Contabilidade completa, regularizada e de confiança