• Alameda Terracota, 215 - Sala 1303
  • +55 (11) 4223-9400
    +55 (11) 9 7061-6685
  • ÁREA DO CLIENTE
O que é e-Social e o que mudará na sua empresa com essa obrigação?

O e-Social é um Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, é parte integrante do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). O objetivo desse sistema é integrar as informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relacionadas a folha de pagamento, além de fiscalizar as empresas aumentando a arrecadação.

O e-social foi prorrogado por diversas vezes, mas enfim, chegou para mudar toda a rotina do departamento pessoal/RH das empresas. Desde janeiro/2018 as empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões estão enviando as informações relativas a folha de pagamento ao e- Social, e em julho/2018 as empresas com faturamento inferior a R$ 78 milhões deverão realizar o envio.

Com está obrigação as admissões, férias folha de pagamento, rescisões alterações salariais, afastamentos e informações relativas à Segurança e Saúde do Trabalho deverão ser transmitidas de acordo com os prazos legais, havendo transmissões fora do prazo, a empresaestará vulnerável a fiscalização.

Diante desta mudança, orientamos as empresas a reestrutura os processos do departamento pessoal o quanto antes, para que no início da obrigatoriedade esteja preparada.

Falaremos mais sobre o assunto e os prazos a serem seguidos.

Tatiane Rodrigues - Coordenadora do Departamento Pessoal na R.Monteiro Assessoria Contábil, graduada em Administração de Empresas e Pós-Graduanda em Direito do Trabalho.

Contabilidade completa, regularizada e de confiança