Transformando Ideias em Negócios Sustentáveis

Transformando Ideias Em Negócios Sustentáveis - R.Monteiro


No ano passado, a R.Monteiro realizou o evento “Transformando Ideias em Negócios, Conectando Pessoas e Soluções”, que marcou a comemoração dos 20 anos de empresa e aconteceu no Espaço Cerâmica, em São Caetano do Sul, onde fica a sua sede.

O evento contou com diversas palestras, com conteúdos conectados ao tema e complementares entre si. Iniciei o ciclo de palestras discorrendo sobre o conhecimento que adquiri ao longo de 20 anos atuando como contador, ajudando empreendedores a formalizar e organizar os negócios.

O tema da minha palestra foi “Transformando Ideias em Negócios”, e pretendo, neste texto, explorar um pouco mais esse assunto. Pois bem, não dá para falar de transformação sem lembrar do empreendedorismo.

Empreendedor

Empreendedor é aquele que toma a iniciativa de ter um negócio próprio, sabe identificar as oportunidades e transformá-las em uma organização lucrativa. Às vezes, esse profissional tem que ser um super-herói para prosperar diante de tantos obstáculos. Ou é visto como um alienígena, pelos seus pensamentos pautados em sua visão de futuro, com ideias diferentes e disruptivas, inquieto e inconformado por natureza.

Jorge Paulo Lemann, conhecido empresário e um dos maiores empreendedores de nosso país afirmou: “Os empreendedores vão salvar o Brasil.” Baita missão, não é mesmo?

Propósito e Espiritualidade

Enxergar um significado maior na vida aproxima o tema espiritualidade do mundo dos negócios. Espiritualidade é a capacidade de perceber que as coisas não são um fim em si mesmas, que existem razões mais importantes do que o imediato. Que aquilo que você faz tem um sentido, um significado, um propósito.

O líder espiritualizado, mais do que fazer meditações e orações, é aquele capaz de olhar o outro como outro, de inspirar, de elevar a obra, de edificar em conjunto um sentido que honre nossa vida.

As definições acima estão no livro “Qual é a sua Obra?” de Mario S. Cortella, conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Qual é a sua Obra?

Há algum tempo, foi veiculada pela Folha de São Paulo a matéria “Primeira CEO brasileira a ser canonizada”. A matéria referiu-se à canonização da Irmã Dulce, que teve milagres reconhecidos pela igreja católica. Não entrarei no mérito dos milagres da santa no sentido literal, mas destaco a força do PROPÓSITO da irmã Dulce, que a fez enfrentar tantas adversidades na luta pelos seus objetivos.

Outro comportamento empreendedor que chama a atenção é o PRAGMATISMO. A Irmã Dulce simplesmente fazia o que tinha que ser feito, não importava o que era necessário, ela fazia. Claro, desde que estivesse alinhado com o seu propósito.

A obra da Irmã Dulce? Nada menos do que uma entidade que faz 4,5 milhões de atendimentos médicos por ano para pessoas em condições de vulnerabilidade social.

Como vimos, um empreendedor com propósito claro aliado ao pragmatismo pode realizar obras realmente significativas. Afinal, como transformar um propósito ou uma ideia inicial em um negócio sustentável?

Mortalidade das Empresas

Compreender os principais motivos pelos quais as empresas quebram é um bom começo para planejarmos os nossos negócios. Veja o que diz a pesquisa do Sebrae em relação aos principais motivos de mortalidade empresarial:

Abaixo destaco algumas soluções e ferramentas que poderiam evitar os principais motivos de mortalidade destacados pela pesquisa:

Podemos notar que começar certo, aplicando adequadamente recomendações de Governança Corporativa em cada fase do negócio, poderia evitar o fracasso de inúmeros negócios.

Governança Corporativa

Governança corporativa é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis e regras que regulam a maneira como uma empresa é administrada.

  • A Governança Corporativa pode fazer a diferença para a evolução saudável do negócio.
  • As práticas são acessíveis e devem ser implementadas de acordo com o estágio e a maturidade da empresa;
  • Devem estar presentes desde a fase de ideação e fazer parte da cultura da empresa;

Fases do Negócio

Aqui vamos dividir o negócio em quatro fases de evolução que, para o efeito deste estudo, podem ser aplicadas a vários tipos de negócios, sejam startups de crescimento escalável ou negócios tradicionais com crescimento linear.

Práticas de gestão

Considerando cada fase do negócio conforme demonstrado no tópico anterior, apresento abaixo algumas recomendações, levando em conta a pesquisa do Sebrae já apresentada, apontamentos do Instituto Brasileiro de Gestão Corporativa e minha experiência de mais de 20 anos convivendo com empresas e empreendedores. 

Abaixo destaco algumas ferramentas que podem facilitar a implantação do planejamento, práticas de gestão e governança corporativa.

Dica: Terceirize o que não é a sua atividade principal (core), assim conseguirá reduzir custos e profissionalizar o negócio, além de focar no desenvolvimento de seus produtos e no crescimento de sua empresa.

O papel do contador nos negócios

Desde o início do mundo dos negócios, o contador é o principal aliado e parceiro do empreendedor, lidando com os números, transformando fatos em informações qualificadas para tomadas de decisão. O contador pode ajudar o empresário a constituir o seu negócio e apoiá-lo na condução dele, com práticas e aconselhamentos, desde a abertura da empresa à implantação de pilares de gestão e práticas de governança corporativa.

O contador aconselhando Schindler no filme “A Lista de Schindler”.

Ajudou a gerir a sua empresa e salvar milhares de vidas de Judeus.

A evolução tecnológica e as novas ferramentas de gestão permitiram que a empresa de contabilidade que dirijo, ao lado de meus três sócios, tenha uma atuação mais efetiva nos negócios onde atuamos.

Utilizamos uma plataforma digital para comunicação e organização de documentos contábeis e legais dos nossos clientes, implantamos um sistema de gestão (ERP), utilizamos sistemas de controle de atividades e auditorias eletrônicas para garantir compliance aos nossos clientes, ferramentas para comparativo tributário, inteligência artificial aplicada à gestão tributária, terceirização da folha de pagamento, terceirização da área financeira de nossos clientes, orçamento financeiro, formação de preços, plataforma para gestão e comunicação de RH, plataforma para aquisição e gestão de benefícios, demonstrações financeiras através de gráficos e KPI´s, emitimos certificados digitais, fazemos abertura de empresas, registro de marcas e patentes, emissão de alvarás e licenças, educação corporativa EAD, entre outros serviços.

Através de nossas alianças estratégicas, conseguimos ainda atender o empreendedor em diversas áreas do direito empresarial, planejamento financeiro, tecnologia, sucessão empresarial e estruturação de empresas.

Conheça os principais produtos da nossa empresa de contabilidade, que acompanham o crescimento dos negócios que atendemos.

Conheça também nossos serviços de terceirização da área financeira, com implantação de um sistema de gestão integrado.

Com o uso da tecnologia e o atendimento humano de nossa equipe incrível, conseguimos, de forma ampla, ajudar as pessoas a empreender. Conheça o nosso propósito.

Como diz o meu sócio, uma andorinha pode fazer verão sim… A andorinha pode influenciar três outras andorinhas, que irão convencer três outras andorinhas, que trarão outras três andorinhas, e assim até que tenhamos uma bela tarde de verão, no Brasil que eu quero, no mundo que desejamos para nossos filhos. 

Classifique nosso post [type]

Deixe um comentário

Últimos posts:

Categorias
Arquivos
Recomendado só para você
Em tempos de invasões, interceptações e vazamentos de dados, o…
Cresta Posts Box by CP