“Hum, você está sentindo esse cheiro…? Bom, vou detalhar para você, sabe aquela manhã em que você acorda e logo sente aquele cheirinho de café coado? Não te traz uma sensação de que o dia vai ser bom? Pois bem, é mais ou menos isso que estou sentindo agora, essa sensação não veio pelo cheiro do café, mas sim pela mudança do ano”. E que tal começar com um planejamento financeiro?

É muito positiva essa vontade universal de que as coisas mudem e se tornem melhores com a virada de um ano. É uma comoção positiva de reflexão e de esperança para que o novo ciclo se inicie melhor do que foi o anterior, certo?

O bom é aproveitarmos essa energia para corrigirmos ou aprimorarmos ações necessárias, para de fato nossos objetivos serem melhores, assertivos e desafiadores. E uma forma de se fazer isso é aproveitar o começo do ano para fazer o planejamento financeiro da sua empresa (Caso ainda não o tenha feito).

Então, para começar o ano “com o pé direito”, confira 5 dicas para montar um planejamento financeiro de sucesso para a sua organização:

1. Entenda a importância do planejamento financeiro:

Esse planejamento é importante para tangibilizar as metas e objetivos financeiros para o ano, sendo assim, é necessário analisar as possibilidades e enxergar onde você quer chegar financeiramente com a empresa.

Qual a rentabilidade que você pretende ter? Quanto pretende reinvestir? Quanto pretende ampliar? Todas essas projeções devem estar elencadas no planejamento financeiro para que este seja amparado para a realidade.

2. Informatize o controle:

A indicação é utilizar uma ferramenta de gestão financeira para conseguir elencar e ampliar seu controle. Essa facilidade fará com que você passe menos tempo processando e alimentando as informações financeiras da sua empresa, além de ganhar mais tempo na análise das informações automatizadas.

Existem soluções, atualmente, que conseguem atualizar as baixas de forma automática, de acordo com a movimentação da conta bancária. A R.Monteiro é parceira da Omie, que oferece um sistema de gestão empresarial on-line, e possui condições especiais para os clientes.

3. Tenha o hábito do acompanhamento:

Todo planejamento não basta ser “bonito”, precisa também de acompanhamento. Nesse caso, crie uma rotina para observar os números da sua empresa e certificar-se de que haja tempestividade nas mudanças que precisam ser realizadas.

Se você possui uma ferramenta automatizada que te auxilia no processamento das informações, é recomendável que, diariamente, seja analisada a situação da empresa e sua projeção para os próximos períodos.

Esse monitoramento te oferecerá tranquilidade e melhores dados para a tomada de decisão mais assertiva de acordo com seus objetivos, além de dar mais “corpo” ao seu planejamento financeiro (Do qual falamos no item 1).

Leia mais: Como a R.Monteiro potencializa os negócios de seus clientes através do Uso da Tecnologia

4. Analise o histórico da empresa

Para conseguir ser realista em seu planejamento, uma das formas mais simples que poderá ser utilizada para fazer suas projeções é analisar como se comportam os Custos e Despesas historicamente em seu negócio. Assim, é possível identificar oportunidades, períodos sazonais, e folgas de caixa, por exemplo.

5. Conservadorismo

Ao falar sobre a área financeira, é importante ter em mente a importância de ser conservador, ou seja, sempre que realizar alguma projeção para receitas, você deve provisionar para menor, e no caso de despesas, provisionar para maior. Dessa forma, é possível ter mais responsabilidade sobre o controle dos gastos e empenho no aumento das receitas. Assim, seu planejamento financeiro estará mais próximo da realidade.

Mas se você não sabe por onde começar, podemos te ajudar! A R.Monteiro realiza os serviços de terceirização do financeiro, processo que te dá o controle e a visibilidade necessária dos números financeiros de seu negócio. Caso necessite de mais informações, fique à vontade para retornar o contato, vamos juntos começar o ano com o pé direito.

Feliz 2020 a todos.

Share This